Curtinhas do Leleco, Filmes, Guerra/Medieval

CurtinhasdoLeleco #147 – Gladiador (2000)

gladiador filme

• Um autêntico épico

Maximus é um general romano que cai em desgraça após a ascensão de Commodus ao poder. Sem rumo, ele busca redenção nas areias do Coliseu.

Eu não sou muito fã do primeiro ato de Gladiador. Assim como ocorre em cenas de tiroteios, sou incapaz de me importar com batalhas medievais impessoais. A sequência que abre este filme é bem dirigida por Ridley Scott, mas eu não conseguia dar a mínima pro que tava acontecendo porque não havia criado vínculo com ninguém àquela altura. Isso fez com que o combate se tornasse vazio pra mim.

Após essa longa introdução, o filme dá um passinho pra trás e fica interessante a partir do momento em que os personagens e suas motivações são apresentados. Russell Crowe, que lidera a trama, tem um inegável carisma. Maximus é um homem disciplinado e determinado que, embora adote uma postura séria durante a maior parte do tempo, possui certo senso de humor. Joaquin Phoenix dá vida ao vilão Commodus e cumpre o seu papel, assim como os demais coadjuvantes.

Gladiador trabalha várias histórias paralelas além da vingança do protagonista. Eu gosto da maioria delas, com exceção do “romance” entre Maximus e Lucilla (Connie Nielsen), que não acrescenta nada ao enredo e só serve pra inchar o filme e tirar o peso da missão de Maximus. É uma pena, porque Lucilla tem traços de personalidade únicos dentro da história, que às vezes ficam fora de foco.

Dentro do modelo de um herói injustiçado na busca por retribuição contra um tirano, Gladiador faz tudo certo. Pra melhorar, o filme é recheado de falas icônicas e cenas que marcaram a história do cinema. Os sangrentos combates, quando acompanhados por um significado narrativo por parte do roteiro, são bem feitos e abrilhantados por uma ótima trilha sonora de Hans Zimmer – ele gostou tanto dela que usou basicamente a mesma melodia em Piratas do Caribe.

Gladiador é um autêntico épico e a cartilha perfeita de por que histórias de vingança são tão atraentes. Aqui tem tudo que você poderia esperar de um filme do gênero. Por outro lado, se esse gênero não é a sua praia, não é este filme que te fará mudar de ideia.

Luta super justa

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).