• Entre o amor e a grana
Lucy trabalha como casamenteira. Em sua vida pessoal, ela ainda não encontrou a pessoa certa, e trata como prioridade se relacionar com um homem rico. Eis que surge um no horizonte.
Deve ser difícil estrear no cinema com um filme geracional e não gerar expectativas absurdas pro seu segundo trabalho. É o caso da diretora Celine Song, cujo primeiro longa foi o excelente Vidas Passadas. De volta às telonas, ela dirigiu e escreveu Amores Materialistas, que tem bons elementos, mas nem perto de seu antecessor.
O filme começa muito bem. A premissa da casamenteira é divertidíssima, ainda mais porque o roteiro é afiado nesse ponto. Os clientes de Lucy são de classe média alta pra cima, e o texto os ridiculariza através de um tom irônico. A partir da segunda metade, Amores Materialistas se perde um pouco e a mensagem que gostaria de passar se dilui e abre margem pra gente tirar conclusões contraditórias.
Muito disso tem a ver com o dilema da protagonista. Lucy precisa escolher entre John, um homem pobre que ela ama, e Harry, um homem rico que ela não ama. Eu gosto de como Lucy reconhece suas falhas, tratando a si mesma como uma espécie de vilã da própria história. Porém, a partir do momento em que o homem pobre é o Chris Evans, quebra um pouco da ilusão de que ela estaria “fugindo do padrão”. Além disso, pra um filme que parecia questionar a ordem social de gênero, o desfecho é o mais convencional possível.
Como eu disse no início, é covardia comparar Amores Materialistas com Vidas Passadas porque o primeiro trabalho de Celine Song é irretocável. Atingir tal nível não é fácil. Neste segundo filme da diretora, é possível notar alguns lapsos de, no mínimo, grande competência. Contudo, a cineasta não consegue surpreender do mesmo modo e nos entrega um romance similar a vários outros.
Amores Materialistas tem uma ideia legal, um trio principal estrelado e uma primeira metade bem instigante, mas há uma barriga narrativa na última hora e o final é meio sem graça. Apesar de todos esses defeitos, eu gostei do filme – só não sei se recomendaria pra geral.

FICHA TÉCNICA
Nome original: Materialists
Duração: 1h56
Países: EUA, Finlândia, Reino Unido
Direção: Celine Song
Elenco principal: Dakota Johnson, Chris Evans, Pedro Pascal, Zoe Winters, Marin Ireland, Dasha Nekrasova, Emmy Wheeler, Louisa Jacobson, John Magaro
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?