Animação, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #237 – Elio (2025)

elio

• Espacial e especial

O pequeno Elio é fascinado pelo espaço sideral. Quando percebe que alienígenas estão entrando em contato com a Terra, ele se apresenta como líder do planeta pra resolver um conflito intergaláctico.

Até hoje, eu nunca assisti a um filme ruim da Pixar. É verdade que não cheguei a ver todos, mas até agora o histórico é bem positivo. Porém, isso não quer dizer que todos eles tenham o mesmo nível. Elio possui elementos encantadores e prende a nossa atenção através de uma trama concentrada em laços humanos, como família e amizade – algo que aparece com bastante frequência nas animações da Pixar. Porém, falta aquela originalidade que o torna único frente a tantas obras incríveis, desde Toy Story até Wall-E.

A Pixar é mestre na arte de construir personagens carismáticos, até mesmo os vilões (e em alguns filmes, principalmente eles). Não é diferente aqui. Em Elio, até mesmo os coadjuvantes com poucas linhas de diálogos, e também aqueles que sequer falam, conseguem de alguma maneira causar sensações na gente. Os cenários espaciais nos conquistam visualmente, embora a animação em si não seja tão impressionante assim.

Quando eu terminei Elio, as primeiras palavras que vieram na minha cabeça foram “muito legal”. Não me impactou tanto na parte emocional, como Divertida Mente, por exemplo, mas tampouco me deixou entediado. Ele entregou exatamente o que eu esperava dele, pois a Pixar sabe que essa fórmula funciona.

Por outro lado, essa fórmula impede que a empresa crie novas histórias, sem ser sequências, que transcendam a tela; acho que a última vez em que isso aconteceu foi em Viva: A Vida é Uma Festa. Soul também poderia ser citado, mas acho que foi mais nichado. Por isso, acredito que Elio se assemelhe mais a Elementos: uma trama bonita, que provoca reflexões, mas não alcança o patamar das melhores animações. E olha que eu gostei bastante de Elementos.

Elio vai te entregar tudo o que você espera encontrar em um filme da Pixar. Nem mais, nem menos. Personagens divertidos, mensagens delicadas e aquela boa e velha dose de inventividade, mas sem ser capaz de entregar uma obra geracional.

Amizadeee

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Elio
Duração: 1h38
País: EUA
Direção: Adrian Molina, Madeline Sharafian, Domee Shi
Elenco principal: Yonas Kibreab, Zoë Saldaña, Remy Edgerly, Brad Garrett, Brandon Moon, Jameela Jamil, Young Dylan, Jake Getman, Shirley Henderson

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).