Comédia, Drama, Esportes, Filmes

CurtinhasdoLeleco #239 – Marty Supreme (2025)

marty supreme

• De um lado para o outro

Marty Mauser tem como propósito de vida tornar-se uma lenda do tênis de mesa. Arrogante por natureza, ele se submete a qualquer coisa que o ajude a levantar fundos pra participar de um torneio no Japão.

Uma das coisas mais importantes em um filme pra mim é o ritmo. Às vezes ele pode ter grandes atuações ou um ótimo roteiro, mas se a cadência não me agradar, eventualmente a minha atenção vai se dispersar. Isso não aconteceu em nenhum momento de Marty Supreme, e eu passei o tempo todo com os olhos grudados na tela.

A história é completamente imprevisível. Quando você pensa que tá caminhando pra um rumo, Marty Supreme joga algo absurdo e redireciona seu foco pra outra coisa. Não há descanso, e as cenas se sucedem em uma velocidade arrebatadora e nada cansativa, porque se encaixa com a ansiedade do protagonista e a urgência de sua missão. O terceiro ato me deu um baita nervosismo, com uma perfeita construção de tensão.

Eu não sei dizer no momento qual atuação eu achei melhor, a de Wagner Moura por O Agente Secreto ou a de Timothée Chalamet por Marty Supreme; ambas são fenomenais, de jeitos diferentes. No entanto, de uma coisa eu sei: Marty Mauser é o melhor personagem dos filmes que eu assisti do Oscar 2026 até o momento. Ao mesmo tempo em que é capaz de ser odiável, ostenta tanto carisma que não dá pra evitar torcer por ele, lá no fundo. E por falar em atuações, que elenco! Destaco aqui a interpretação de Odessa A’zion, que começa como quem não quer nada e vai ganhando cada vez mais camadas. Acho que ela foi injustiçada no Oscar.

Não é “só” o ritmo, a trama e as atuações que fazem Marty Supreme ser tão imersivo. Isso também é mérito da trilha sonora, que complementa muito bem o frenesi do protagonista, e até a maquiagem – eu cheguei a esquecer que, na vida real, Chalamet não tem sardas, monocelha e marcas de espinha.

Marty Supreme entrou imediatamente na minha lista de filmes preferidos de 2025. Já tem uma meia hora que eu terminei e, enquanto escrevo esta crítica, continuo empolgado pelo que vi. Se você tá procurando por algo que te cause essa sensação, acabou de achar.

Tentei criar alguma legenda engraçada pra essa imagem, mas não consegui

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Marty Supreme
Duração: 2h29
Países: EUA, Finlândia
Direção: Josh Safdie
Elenco principal: Timothée Chalamet, Gwyneth Paltrow, Odessa A’zion, Kevin O’Leary, Tyler The Creator, Abel Ferrara, Koto Kawaguchi, Luke Manley

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).