Obras de Época, Séries

Vikings: 1ª Temporada (2013)

• Levantem seus canecos!

 

Vikings é uma série do History Channel que conta a história dos vikings né, seu burro do lendário Ragnar Lothbrok, um guerreiro quase divino que lidera a onda de conquistas escadinavas pela Europa. Claro que, como não sabemos se a história de Ragnar é verdadeira, parcialmente verdadeira, ou somente um caô lendário, a série não faz questão de fazer uma coisa mais presa à realidade, pendendo um pouco para a ficção.
A primeira temporada se inicia justamente no princípio das invasões escandinavas. Enquanto Earl Haraldson (o líder da aldeia na qual se passa a história) não almeja muita coisa, Ragnar sonha alto e pensa em fazer expedições em outros países – somente para explorar, é claro. Com a ajuda do seu irmão Rollo e seu amigo Floki, ele consegue o auxílio necessário pra tocar o terror pela Europa.

Só de ver uma cena dessas minha barba cresceu
Só de ver uma cena dessas minha barba cresceu automaticamente

Esses três personagens (Ragnar, Rollo e Floki) lideram a primeira temporada, juntamente com Lagertha, a esposa do nosso protagonista. Ela é aquela típica mulher padrão: cuida do filho e de vez em quando derrama o sangue dos inimigos. Pois é, ela não é uma coitadinha igual muitas personagens por aí – ela é uma legítima guerreira e tem mais culhão que muito homem.
A série tem uma boa temporada de estreia. Personagens carismáticos e uma trama bem legal contribuem para o sucesso de Vikings. Alguns podem dizer que a temática medieval tá meio repetitiva e tal, mas eu digo: quanto mais melhor. Na moral, sou muito chegado em histórias desse tipo.
Vikings é às vezes comparada à Game of Thrones, mas pode esquecer: não tem absolutamente nada a ver. Apesar da primeira ter alguns elementos ficcionais (como o Sábio), é muito mais pé no chão, enquanto GoT é totalmente fantasia. Por isso, não espere ver dragões e zumbis de gelo em Vikings, porque não vai rolar.
Alguns personagens secundários também estão bem, mesmo não estando no mesmo nível dos principais: Bjorn, Siggy, Earl Haraldson, e outros que dão um certo brilho a mais na série. As batalhas são bem feitas – sobretudo as que o Rollo está presente – e as atuações também são boas, principalmente a do ator que faz o Ragnar, com suas expressões estranhas e seu jeito meio maluco.
Eu juro solenemente que não vou fazer nada de bom que não vão se arrepender de começar a acompanhar as aventuras de Ragnar & Seus Amigos, ainda mais porque a série só vai melhorando a cada temporada. Então vão em frente: peguem seus barris de cerveja, preparem suas espadas e aproveitem o show.

 

~ OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO A TEMPORADA INTEIRA. O AVISO ESTÁ DADO ~

 

  • Quem é Earl Haraldson perto do lendário Ragnar Lothbrok?
  • Para aqueles que conhecem a lenda original: bem irônica aquela cena mostrando o poço de cobras do Rei Aelle, não?
  • Maldito Rollo traíra do caralho.
  • Lagertha rainha do seriado.
  • Dou trela do Floki, haha

 

~ FIM DAS OBSERVAÇÕES SPOILENTAS. A PARTIR DAQUI PODE FICAR DE BOA SE VOCÊ AINDA NÃO VIU ~

 

+ Melhor personagem: Lagertha
Uma mulher que luta melhor que muitos guerreiros da série e não abaixa a cabeça pra ninguém. Também gosto muito do Ragnar, mas nesta temporada o meu voto vai nela.

Rainha dos nossos corações
Rainha da série

+ Melhor episódio: S01E06 (“Burial of the Dead”)
Uma batalha mano a mano entre dois personagens embeleza o episódio. Como não amar?

Earl Haraldson te observa com seus olhos de águia
Earl Haraldson te observa com seus olhos de águia

 

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).