Séries

Vikings: 1ª Temporada (2013)

• Levantem seus canecos!

 

Vikings é uma série do History Channel que conta a história dos vikings né, seu burro do lendário Ragnar Lothbrok, um guerreiro quase divino que lidera a onda de conquistas escadinavas pela Europa. Claro que, como não sabemos se a história de Ragnar é verdadeira, parcialmente verdadeira, ou somente um caô lendário, a série não faz questão de fazer uma coisa mais presa à realidade, pendendo um pouco para a ficção.
A primeira temporada se inicia justamente no princípio das invasões escandinavas. Enquanto Earl Haraldson (o líder da aldeia na qual se passa a história) não almeja muita coisa, Ragnar sonha alto e pensa em fazer expedições em outros países – somente para explorar, é claro. Com a ajuda do seu irmão Rollo e seu amigo Floki, ele consegue o auxílio necessário pra tocar o terror pela Europa.

Só de ver uma cena dessas minha barba cresceu
Só de ver uma cena dessas minha barba cresceu automaticamente

Esses três personagens (Ragnar, Rollo e Floki) lideram a primeira temporada, juntamente com Lagertha, a esposa do nosso protagonista. Ela é aquela típica mulher padrão: cuida do filho e de vez em quando derrama o sangue dos inimigos. Pois é, ela não é uma coitadinha igual muitas personagens por aí – ela é uma legítima guerreira e tem mais culhão que muito homem.
A série tem uma boa temporada de estreia. Personagens carismáticos e uma trama bem legal contribuem para o sucesso de Vikings. Alguns podem dizer que a temática medieval tá meio repetitiva e tal, mas eu digo: quanto mais melhor. Na moral, sou muito chegado em histórias desse tipo.
Vikings é às vezes comparada à Game of Thrones, mas pode esquecer: não tem absolutamente nada a ver. Apesar da primeira ter alguns elementos ficcionais (como o Sábio), é muito mais pé no chão, enquanto GoT é totalmente fantasia. Por isso, não espere ver dragões e zumbis de gelo em Vikings, porque não vai rolar.
Alguns personagens secundários também estão bem, mesmo não estando no mesmo nível dos principais: Bjorn, Siggy, Earl Haraldson, e outros que dão um certo brilho a mais na série. As batalhas são bem feitas – sobretudo as que o Rollo está presente – e as atuações também são boas, principalmente a do ator que faz o Ragnar, com suas expressões estranhas e seu jeito meio maluco.
Eu juro solenemente que não vou fazer nada de bom que não vão se arrepender de começar a acompanhar as aventuras de Ragnar & Seus Amigos, ainda mais porque a série só vai melhorando a cada temporada. Então vão em frente: peguem seus barris de cerveja, preparem suas espadas e aproveitem o show.

 

~ OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO A TEMPORADA INTEIRA. O AVISO ESTÁ DADO ~

 

  • Quem é Earl Haraldson perto do lendário Ragnar Lothbrok?
  • Para aqueles que conhecem a lenda original: bem irônica aquela cena mostrando o poço de cobras do Rei Aelle, não?
  • Maldito Rollo traíra do caralho.
  • Lagertha rainha do seriado.
  • Dou trela do Floki, haha

 

~ FIM DAS OBSERVAÇÕES SPOILENTAS. A PARTIR DAQUI PODE FICAR DE BOA SE VOCÊ AINDA NÃO VIU ~

 

+ Melhor personagem: Lagertha
Uma mulher que luta melhor que muitos guerreiros da série e não abaixa a cabeça pra ninguém. Também gosto muito do Ragnar, mas nesta temporada o meu voto vai nela.

Rainha dos nossos corações
Rainha da série

+ Melhor episódio: S01E06 (“Burial of the Dead”)
Uma batalha mano a mano entre dois personagens embeleza o episódio. Como não amar?

Earl Haraldson te observa com seus olhos de águia
Earl Haraldson te observa com seus olhos de águia