Informações

Novas avaliações: mudança na categorização

E aí, gente, tudo tranquilo? Sim, teremos mudanças nas avaliações.

A parada é a seguinte. No dia 13 de maio de 2016, postei a minha primeira publicação aqui no Pitacos do Leleco, dando as boas-vindas a todos quando eu tinha apenas 17 anos. Tanta coisa mudou de lá pra cá. O meu jeito de escrever, as minhas ideias, a minha visão crítica, o meu senso de humor, o meu ritmo… sou uma pessoa totalmente diferente agora em relação àquela época. Dito isso, a minha maneira de avaliar séries e filmes mudou. No começo, eu criei o site pra escrever sobre obras audiovisuais com a visão de alguém comum, sem um pingo de conhecimento acerca de críticas. Eu assistia a algo e escrevia sem muito aprofundamento, somente expressando o básico. Eu não dava muita bola para fotografias bonitas, roteiros bem escritos, personagens desenvolvidos, eu só avaliava o entretenimento. Hoje não consigo mais fazer isso. A minha essência ainda é de valorizar o entretenimento, mas não é a única coisa que eu levo em conta.

Essa volta toda foi pra chegar em um único ponto: os meus critérios de avaliações. Eu tenho dois amigos que adoram dizer que não tenho critérios, mas eu tenho sim (ok, Brenno e Ricardo?). No início, eu analisava tudo dando notas de 0 a 5 Lelecos, utilizando somente arredondamentos. Não existia uma nota 3,3 Lelecos, somente 0,0, 0,5, 1,0, 1,5 e assim por diante. Pouco depois, criei uma postagem específica para destrinchar quais eram as notas sem arredondamentos pra criar um ranking bem legal pra vocês, leitores (embora eu desconfie que apenas eu acessava aquele post). Em 2 de julho de 2019, decidi fazer uma mudança radical. Deixei pra trás o sistema de Lelecos e desenvolvi quatro categorias, duas boas e duas ruins, porque muitas vezes eu mudava de ideia quanto a uma temporada ou filme. Se eu decidia posteriormente que uma obra merecia 4,5 Lelecos em vez de 5, por exemplo, dava até pra eu alterar a capa no blog, mas a imagem ficaria pra sempre no meu Instagram. Com apenas quatro categorias, as minhas ligeiras mudanças de opinião não demandariam uma alteração radical no esqueleto das críticas.

Na madrugada deste 18 de março de 2021, tomo mais uma nova decisão. Em vez de quatro categorias, as avaliações das temporadas serão feitas a partir de três: VALE A PENA, MEDIANA E PERDA DE TEMPO, fundindo BOM ENTRETENIMENTO e MAIS OU MENOS em uma só categoria. Resolvi fazer isso pra facilitar o entendimento, enxugar a quantidade de possibilidades e oferecer mais justiça quanto às minhas críticas. Para que uma série ganhasse MAIS OU MENOS, ela precisava ter uma nota inferior a 2,5. Pensa isso numa média escolar: com menos de 5,0 no boletim você não teria um desempenho mais ou menos, e sim bem abaixo do esperado. Além disso, um fator determinante pra mim foi a segunda temporada de Westworld. Eu tinha dado VALE A PENA pra ela por conta de sua produção, mas depois cheguei à conclusão de que não merecia essa alcunha. Portanto, agora serei mais exigente quanto às séries que realmente valham a pena ver, pra filtrar o que o mercado tem de melhor pra vocês.

É isso. As temporadas consideradas na categoria VALE A PENA serão aquelas com nota igual ou superior a 4,0. As temporadas que ficarem entre 2,5 e 3,9 estarão inseridas em MEDIANA. Isso quer dizer que a quinta temporada de Dexter e a segunda de Lucifer estão no mesmo nível? Nem de perto. Elas estão simplesmente na mesma categoria, mas uma é consideravelmente superior à outra, da mesma forma que a primeira temporada de Game of Thrones é bem melhor do que a primeira de Marco Polo, embora ambas estejam em VALE A PENA. Por fim, temos a PERDA DE TEMPO, onde estarão aquelas séries que, bom, são uma perda de tempo. As temporadas podem entrar nesse grupo por diferentes motivos, como índice de desapontamento e quebra de expectativas, experiência entediante, roteiro ruim ou episódios maçantes, mas todas elas compartilham uma característica em comum: é melhor buscar opções melhores, porque isso tem de sobra por aí.

Espero que eu tenha conseguido ser claro. Agradeço bastante a quem leu até aqui e torço pra que gostem do novo sistema de avaliações. O Gabarito do Leleco já está atualizado com as novas categorias, então se quiserem podem ir lá dar uma olhada.

Beijos e que os pitacos estejam com vocês!

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).