Comédia, Favoritos do Leleco

FavoritosdoLeleco #02 – Dois Caras Legais (2016)

dois caras legais

• Tico e Teco

Sabe aquele filme que você pode assistir umas 100 vezes, e ainda assim vai se divertir como se fosse a primeira? Esse é o caso de Dois Caras Legais pra mim. A trama de dois policiais, um mais bruto e o outro mais desastrado, investigando algum crime, não é lá muito original. Ainda assim, o toque do diretor Shane Black e as interpretações de Russell Crowe e (principalmente!) Ryan Gosling são o diferencial.

Holland March está investigando a morte da estrela pornô Misty Mountains, cuja tia afirma que a avistou com vida dias depois do seu aparente acidente de carro. Enquanto procura por uma garota chamada Amelia, que tem algo a ver com caso, o caminho de March se entrelaça com o de Jackson Healy, um detetive particular contratado por Amelia para que ninguém vá atrás dela. No entanto, March e Healy precisam trabalhar juntos quando se veem envolvidos em um cenário de sequestro e conspiração.

Assim como em No Ritmo de Fuga, o filme que inaugurou esse quadro de Favoritos do Leleco, Dois Caras Legais possui um inegável senso de estilo. O cenário dos anos 1970 nos transporta de volta ao passado, mesmo que não tenhamos propriamente vivido aquela época, como é o meu caso. A trilha sonora, a direção de arte e o figurino embelezam a parte audiovisual, mas o maior charme da trama está em seus personagens.

Healy e March não poderiam ser mais opostos. Um é durão, o outro é meio covarde. Um é sério, o outro é brincalhão. Um é controlado, o outro fica bêbado em plena investigação. Como em toda boa comédia, os opostos normalmente criam uma combinação cômica e que, se bem trabalhada, fica engraçada. O humor de Dois Caras Legais é um dos destaques, mas eu diria que o filme é mais divertido do que propenso a te dar gargalhadas. Não que você não vá rir (a cena de uma certa personagem assinando um cheque me quebra até hoje), mas a vibe de não se levar a sério do filme é a parte mais legal.

Isso só funciona porque a direção sabe bem onde está caminhando, e Russell Crowe e Ryan Gosling dominam completamente seus personagens. Desta forma, uma trama que às vezes parece enveredar por um caminho grande demais pro seu próprio bem acaba ficando tão mirabolante que se encaixa direitinho nas personalidades caricatas dos protagonistas.

Dois Caras Legais é uma comédia que sabe ser ação, e uma ação que sabe ser comédia. Pra completar, há ainda uma dose de suspense que nos deixa intrigados pelos desdobramentos seguintes e presos naquele pequeno universo setentista.

Não sou agente de trânsito, mas acho que seria melhor elas irem pra calçada

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).