Ação, Clube de Cinema

ClubedeCinema #07 – Caçadores de Emoção (1991)

caçadores de emoção

• Velozes e Furiosos no mar

Depois de uns dois meses sem sessões com meus parceiros, retomamos a batente com o filme conhecido como a inspiração de Velozes e Furiosos, mas sem tantas explosões e frases que remetem a família.

Johnny Utah (Keanu Reeves) é um agente do FBI, recém-integrado à corporação, que busca fazer o seu nome na profissão. A oportunidade surge quando ele decide investigar uma gangue de assaltantes de bancos. Atrás de uma pista, Johnny se infiltra em um grupo de surfistas, liderados por Bohdi (Patrick Swayze), suspeitos de praticarem essa série de crimes.

Quem já assistiu ao primeiro Velozes e Furiosos vai rapidamente notar que a base da história de Caçadores de Emoção é a mesma. Alguns detalhes são diferentes, é claro, mas a premissa é bem semelhante. Portanto, quem curte a origem de Brian e Toretto provavelmente vai querer acompanhar este filme aqui.

Eu, como um grande fã da franquia comandada por Vin Diesel, enxerguei de longe todas as curvas dramáticas. Mas devo dizer que não gostei tanto assim de Caçadores de Emoção quanto eu esperava. É aquele tipo de história que te entretém, mas, depois que acaba, quase não fica na memória.

Um fator que também me incomodou foi a mudança brusca de estilo a partir da segunda metade. Antes disso, o ritmo era mais gradual, com grande foco nos personagens e na autodescoberta do protagonista no mundo do surfe. De repente, a narrativa abraça totalmente o clima de ação e essas sequências se alongam, tornando-se até meio repetitivas.

Algumas dessas sequências são interessantes, não vou negar. Tem troca de socos na praia, perseguições em queda livre e tiroteios empolgantes, mas a dosagem não é feita da melhor maneira e o filme se perde um pouco na construção de sua identidade. Há drama, ação, romance e comédia, mas de maneira meio dispersa e mal balanceada.

Caçadores de Emoção é um típico filme de ação dos anos 90. A estética é própria daquela época e a trama não se leva tão a sério, ao mesmo tempo em que não se distancia demais da realidade. É um entretenimento fácil, mas com poucos elementos que o tornam realmente especial.

Gabriel Medina e Ítalo Ferreira

NOTAS

Leleco: 3,0/5
Brenno: 3,5/5
Pedro: 3,5/5
Ricardo: 3,5/5

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).