Crime, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #139 – A Negociação (1998)

a negociação filme

• Inversão de papéis

Acusado de um crime que não cometeu, o policial Danny Roman, especialista em negociações de sequestros, se coloca no lado oposto da lei para provar sua inocência.

Hoje é o meu aniversário, e eu já tinha decidido postar sobre algum filme que gosto. Este daqui atende ao critério e, coincidentemente, foi lançado no mesmo ano em que nasci. Eu o havia visto pela primeira vez na minha adolescência e decidi revisitá-lo na última madrugada, com meu pai.

A Negociação tem tudo que você esperaria de uma ação criminal dos anos 90: troca de tiros, atores famosos formando uma dupla, traições, armações e um foco grande na ambientação. Se esse modelo te agrada, adicione o filme à sua lista. Curte a dinâmica de um policial honesto combatendo policiais corruptos e fazendo o necessário pra limpar o próprio nome? Então você definitivamente precisa adicionar este filme à sua lista.

A sequência de abertura é ótima e dá um vislumbre do que veremos pela frente. Depois disso, o filme cai de nível durante um tempo e não parece que caminhará por uma estrada interessante, apesar do carisma do ator Samuel L. Jackson. De repente, a história vira de cabeça pra baixo e tudo melhora ainda mais a partir da entrada do personagem Chris Sabian, interpretado por Kevin Spacey.

Dali pra frente, somos presenteados com cenas de crescente tensão e imprevisibilidade, pra espelhar o comportamento do protagonista. O final é bem bom e há uma reviravolta que eu pelo menos não esperava. Se pensarmos a fundo nos detalhes do enredo, dá pra perceber que algumas coisas não fazem tanto sentido, como o método utilizado por Danny pra provar sua inocência, se tornando culpado no processo; esses elementos só existem pra colocar todo mundo nos lugares desejados e assim fazer a história acontecer.

A Negociação é um produto de sua época, tanto pro bem quanto pro mal. Na maior parte do tempo, a identidade noventista joga a favor e temos um excelente filme pipoca pra nos deixar com os olhos grudados na tela. Os defeitos surgem nos pormenores, mas, se você conseguir relevar, vai se deparar com um eficaz entretenimento.

Samuel L. Jackson em sua versão mais tranquila

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).