Aventura/Fantasia, Filmes, Franquias, Planeta dos Macacos

Planeta dos Macacos #04 – O Reinado (2024)

planeta dos macacos o reinado

• Novo Império Romano

Muitas gerações depois de César, os macacos dominam a Terra após a quase extinção dos humanos. Noa vive tranquilamente ao lado de seus amigos e família, mas a sede de poder de outros companheiros de espécie coloca tudo em xeque.

Planeta dos Macacos: O Reinado tinha uma missão difícil. Seguir os passos da trilogia anterior, agora com a ausência do icônico César, era um desafio em dobro porque as comparações com os filmes anteriores seriam inevitáveis. Na minha humilde opinião, a melhor saída era honrar o legado, mas investir em dinâmicas ainda não exploradas. O quarto capítulo da saga começa fazendo isso, mas se perde no meio do caminho.

A princípio, o filme nos dá a impressão de que não teremos um só protagonista, mas sim três. Além de Noa, os seus amigos Soona e Anaya dividem o tempo de tela inicial, ainda que eventualmente fique claro que Noa terá um pouco mais de destaque. Em certo ponto, a trama abre mão dessa estrutura e direciona os holofotes somente pra Noa. Não me entendam mal, eu o achei um grande personagem, mas me soou bastante como um César 2.0.

A mesma coisa vale pra personagem de Mae, interpretada por Freya Allan, a Ciri de The Witcher. O seu silêncio dava vislumbres de algo autêntico, mas o filme também abre mão disso. A impressão que eu tive é de que Planeta dos Macacos: O Reinado tinha ideias boas e que fugiam do óbvio, mas optou por jogar de maneira mais segura e repetir algumas fórmulas já abordadas na trilogia.

Um dos meus aspectos favoritos dos três primeiros filmes era a capacidade de utilizar a aventura dos macacos pra espelhar a história humana, e fiquei feliz disso ter sido mantido na continuação. É possível enxergar claras alusões ao Império Romano e ao Egito Antigo em Reinado, dando uma ideia de ciclo e sugerindo que os macacos estão fadados a cometer os mesmos erros dos humanos, talvez em virtude da inteligência – que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.

Planeta dos Macacos: O Reinado dá um passo atrás em qualidade narrativa na comparação à trilogia da década de 2010, mas fornece um bom início pra uma nova história situada no mesmo universo, que se passa três séculos depois dos eventos de César.

cavalos
Maurice, César e Nova

 

>> Planeta dos Macacos #01 a #03 – A Trilogia de César (2011/14/17)

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê acha do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).