Curtinhas do Leleco, Filmes, Suspense/Thriller

CurtinhasdoLeleco #196 – Armadilha (2024)

armadilha

• Rato na ratoeira

Cooper leva a sua filha adolescente Riley ao show de Lady Raven, pra delírio da garota. Mal sabia ele que o evento era uma cilada pra capturar o serial killer conhecido como Açougueiro – cuja verdadeira identidade é a do próprio Cooper.

Há duas maneiras de avaliar Armadilha. Se você prioriza o entretenimento e é capaz de ignorar fragilidades óbvias do roteiro, vai se deparar com uma boa diversão. Se você se distrai com essas lacunas criativas, provavelmente o filme não conversará contigo e você terá dificuldades de ir até o fim. Eu me inclino mais pra primeira versão, mas não posso deixar de falar das repercussões da segunda.

Armadilha é efetivo ao criar um clima sufocante de suspense e imprevisibilidade. Mais da metade desse mérito precisa ir pro ator Josh Hartnett, que tem uma presença cênica inquestionável. Além disso, eu me vi torcendo por ele durante boa parte do filme, apesar do cara ser um serial killer. Se o personagem não tivesse carisma, isso não teria acontecido. Mas também preciso destacar a direção de M. Night Shyamalan, que sabe muito bem como construir a tensão.

Por outro lado, o roteiro tem mais furos do que um queijo suíço. Não são propriamente coisas sem lógica, e sim facilitações narrativas absurdas. Pra fazer a história andar, a trama abusa do mesmo recurso do protagonista recebendo informações de figurantes. Na primeira vez em que isso ocorre, existe até a desculpa de que ele deu sorte, mas isso se repete à exaustão e faz com que as escapadas de Cooper fiquem excessivamente convenientes e distantes da realidade.

A segunda metade de Armadilha não é nem de perto tão boa quanto a primeira, que faz um excelente trabalho ao posicionar a premissa. O filme tem claras dificuldades de saber como encerrar a história, e fica andando em círculos até que a gente perca o interesse no que tá acontecendo.

Armadilha não vai funcionar pra qualquer um. O filme abre mão de um enredo amarrado pra justificar as pequenas vitórias do vilão, transformando um personagem inteligente em alguém simplesmente sortudo. Porém, é um longa estimulante com bons picos de qualidade.

Relação inabalável de pai e filha *—*

 

CURIOSIDADES

  • A trama é inspirada em uma operação de 1985, em que a polícia atraiu fugitivos pro Centro de Convenções de Washington, com a promessa de ingressos grátis. 101 pessoas foram presas.
  • Saleka Shyamalan, que interpreta Lady Raven, é filha do diretor M. Night Shyamalan. Na vida real, ela também é cantora e compôs todas as 14 canções presentes no filme.
  • Durante um almoço, Shyamalan e Josh Hartnett bateram papo sobre diversos assuntos. Quando ambos falaram que tinham três filhas cada, o diretor sentiu que aquele era o ator certo pro papel.
  • Normalmente, a Apple faz de tudo pra que vilões não utilizem iPhones no cinema. Como Armadilha tem financiamento próprio do diretor, ele teve a liberdade de colocar Cooper com um iPhone.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Trap
Duração: 1h45
Países: EUA, Canadá
Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco principal: Josh Hartnett, Ariel Donoghue, Saleka Shyamalan, Alison Pill, Hayley Mills, Jonathan Langdon

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).