Comédia, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #198 – Tenacious D: Uma Dupla Infernal (2006)

tenacious d uma dupla infernal

• Lendas do rock

JB viaja pelos Estados Unidos à procura de um parceiro pra formar uma banda de rock. Quando o seu caminho se cruza com o de Kyle Gass, ambos vão atrás da Palheta do Destino pra se tornarem lendas.

Este filme marcou a história minha e dos meus irmãos. Assistimos diversas vezes quando ainda morávamos todos juntos, e recentemente decidimos nos reunir novamente pra ver. Estávamos com um pouco de medo de que talvez Tenacious D não tivesse envelhecido muito bem, como costuma acontecer com comédias mais escrachadas, mas, por incrível que pareça, ele continua engraçado.

Sim, há algumas piadas de peido que talvez sejam um pouco bobas hoje, mas em geral o humor absurdo e que finge se levar a sério, quando na verdade tem plena noção de suas próprias ridicularidades, funciona demais. É um filme curto, em que as coisas acontecem muito rápido. Se fosse um drama, poderia até ser um problema, mas tá longe de ser o caso. O objetivo é fazer a gente rir e acompanhar uma história maluca, e é isso que nós recebemos.

As músicas são ótimas. Ok, eu reconheço que provavelmente esteja analisando este filme de maneira bastante parcial, porque eu cresci tendo decorado essas canções. Mesmo tantos anos depois, eu sabia cantar boa parte de “Master Exploder”, por exemplo, até porque fiquei ligeiramente traumatizado com a cena de uma cabeça explodindo (eu era criança). Isso sem falar em “Beelzeboss”, que eu sei a letra de trás pra frente e nunca deixei de escutar com certa frequência.

Pra quem nunca nem ouviu falar de Tenacious D, imagine uma versão para adultos de Escola de Rock. É basicamente isso. É possível que, pra quem assistir pela primeira vez em 2025, não aconteça o mesmo impacto que ele gerou em mim na época, mas acredito genuinamente que é um filme divertido.

Tenacious D: Uma Dupla Infernal é uma comédia frequentemente escanteada, até por não ter sido um sucesso estrondoso de público e crítica. Mas, se você tá procurando por algo besta e engraçado, com músicas que ficam na cabeça, considere dar uma chance.

Melhor apresentação musical da história

 

CURIOSIDADES

  • Tenacious D: Uma Dupla Infernal não economizou nem um pouco nos palavrões em seu roteiro. A palavra “fuck” e todas as suas derivadas, por exemplo, são ditas 106 vezes no filme.
  • Jack Black jurou nunca mais escrever um roteiro novamente por causa do fracasso financeiro deste filme. Segundo ele, isso fez com que perdesse a autoconfiança no próprio trabalho.
  • Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e atual vocalista dos Foo Fighters, é quem interpreta o Demônio. A maquiagem de seu personagem demorava sete horas pra ser feita.
  • Vários famosos fazem participações especiais. Entre eles, Meat Loaf cantou em um filme pela 1ª vez desde The Rocky Horror Picture Show, de 1975. Já Amy Adams aparece por somente 6 segundos.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Tenacious D in The Pick of Destiny
Duração: 1h34
Países: EUA, Alemanha
Diretor: Liam Lynch
Elenco principal: Jack Black, Kyle Gass, Dave Grohl, Jason Reed, Tim Robbins, Meat Loaf, Troy Gentile, Ben Stiller

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).