Curtinhas do Leleco, Filmes, Suspense/Thriller

CurtinhasdoLeleco #211 – Plano de Voo (2005)

plano de voo

• Mãe leoa

A engenheira Kyle Pratt embarca em um avião internacional com a sua filha, Julia. Quando a criança some misteriosamente na aeronave, os funcionários questionam se ela de fato esteve lá em algum momento.

Depois de proteger a sua filha de assaltantes que invadiram a sua casa em O Quarto do Pânico, a atriz Jodie Foster interpreta novamente uma mãe protegendo a sua prole, desta vez em um ambiente bem diferente. A coisa mais legal de Plano de Voo é que ele não revela a verdade ao espectador. Isso nos mantém questionando o que está acontecendo ali, por mais que, em determinado ponto do filme, a resposta pra essa pergunta fique evidente.

Plano de Voo sabe aproveitar o espaço em que a história se passa. A narrativa claustrofóbica ganha mais força através dos corredores apertados do avião, e o desespero da protagonista nos contagia. O comportamento dos demais personagens faz a gente simpatizar por Kyle, por mais que ela cometa alguns excessos e não peça desculpas depois (como o que aconteceu com o passageiro muçulmano).

Na reta final, o filme abandona o clima de suspense e alterna para a ação desenfreada. Isso deixa o clímax mais empolgante, é claro, mas acho que destoa um pouco do que tinha sido construído antes. Enquanto aconteciam os últimos eventos, eu fiquei pensando em como conseguiriam dar um desfecho satisfatório, levando em conta a desconfiança pela qual a protagonista passou. Fiquei contente em constatar que conseguiram fazer isso bem, apesar de ter faltado um pouco de “mea culpa” por parte da mãe, como eu já citei antes.

Plano de Voo mostra como é desesperador ser desacreditado a ponto de você começar a duvidar de si mesmo. O filme é eficiente em manter o mistério na primeira hora, e entrega uma boa dose de adrenalina na segunda metade. O roteiro poderia ser um pouquinho mais polido, mas é um longa que eu recomendaria pra qualquer um.

Faz o L

 

CURIOSIDADES

  • O papel de Jodie Foster originalmente seria de Sean Penn. O nome do personagem, Kyle, foi mantido. Por coincidência, Sean Penn interpretou o papel que seria de Jodie Foster no filme Vidas em Jogo.
  • Os atores Peter Sarsgaard e Sean Bean têm medo de voar na vida real. Bean, que interpreta o Capitão Rich, já afirmou que viaja de avião apenas quando absolutamente necessário.
  • Seis comissários de bordo tentaram boicotar este filme por retratar profissionais da área como mal-educados, frios, indiferentes e outros. Em alguns países, sindicatos também protestaram.
  • Esta é a estreia do ator Matt Bomer em longas-metragens. Ele é mais conhecido por ter vivido Neal Caffey na série White Collar; também esteve em American Horror Story e filmes como Magic Mike.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Flightplan
Duração: 1h38
País: EUA
Direção: Robert Schwentke
Elenco principal: Jodie Foster, Peter Sarsgaard, Sean Bean, Kate Beahan, Michael Irby, Erika Christensen, Marlene Lawston, Assaf Cohen

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).