Comédia, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #219 – Todo Poderoso (2003)

todo poderoso

• Brincando de Deus

Frustrado depois de uma desilusão profissional, o repórter Bruce Nolan descarrega suas frustrações em Deus, que entra em contato e dá de presente todos os seus poderes.

Todo Poderoso é um dos meus filmes favoritos de comédia, mas fazia tempo que eu não o revisitava. Assistindo em 2025, mantenho a minha opinião de que é uma das melhores obras do gênero, e Jim Carrey é responsável pela maior parte do mérito. Mas não dá pra tirar da conta a interpretação de Morgan Freeman como Deus, que é uma das mais icônicas representações de uma divindade no cinema, transmitindo aquele ar de sabedoria ao mesmo tempo em que consegue ser engraçado.

Além disso, a cena em que o personagem do Steve Carell está sendo “controlado” por Bruce é uma das mais hilárias da história. É impossível não gargalhar, sério. Eu assisti com os meus pais nesta última vez e nós três choramos de rir, isso que já havíamos visto essa mesma cena aproximadamente um milhão de vezes. E tem muitas outras partes boas: o Bruce fazendo tudo o que deseja ao som de “The Power”, a cena da lua, os pedidos de desculpas… é um filme bem legal em todos os aspectos.

Ainda há espaço para um romance com a personagem da Jennifer Aniston, que funciona bem dentro daquele contexto. Tudo que acontece nesse arco é previsível, mas isso não é um problema. Nem toda trama precisa ser original do começo ao fim, e não há nada errado com uma história protocolar quando ela é bem feita.

Pra coroar, além do humor e do romance, é possível extrair algumas reflexões interessantes acerca da figura de Deus, pra quem acredita, e aproveitar a mensagem de que a bondade deve prevalecer acima de tudo, independentemente se existe uma figura divina e se é real a recompensa do Céu ou a punição do Inferno.

Todo Poderoso é uma icônica comédia dos anos 2000 que continua engraçada até hoje. Muito por causa da habilidade cômica de Jim Carrey, é verdade, mas também pelas fortes presenças dos outros membros do elenco, como Morgan Freeman, e por uma trama agradável de acompanhar. Com certeza segue entre os meus filmes favoritos do gênero.

Deus usando o boné de Annabeth Chase

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Bruce Almighty
Duração: 1h41
País: EUA
Direção: Tom Shadyac
Elenco principal: Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman, Steve Carell, Catherine Bell, Philip Baker Hall, Lisa Ann Walter, Jack Jozefson, Nora Dunn

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).