• Fuga em família
Fugindo de um passado brutal, os Marrowbone se mudam pra antiga casa da família e precisam viver reclusos até o primogênito completar 21 anos. Porém, o passado pode lhes alcançar antes do esperado.
Este filme me fez perceber o quanto o terror estadunidense é diferente do terror espanhol. Nos EUA, esse gênero costuma vir acompanhado de algo mais espetacular, com sustos, trilhas sonoras enérgicas e silêncios igualmente altos, frequentemente envolvendo assombrações. Na Espanha, notei que o terror é mais vagaroso, esticado e atrelado a reviravoltas narrativas. Já havia percebido isso em O Orfanato e Os Outros, e O Segredo de Marrowbone segue a mesma linha.
Começando pelo final, acredito que a reviravolta do filme é boa, ainda que não seja tão diferente do que costumamos ver no gênero. O que eu achei mais legal é que a melhor reviravolta, pelo menos pra mim, sequer é explicitada pro espectador. Ela tá lá pro observador mais atento, mas não é dita em nenhum diálogo. Confesso que eu mesmo não percebi, e só me toquei depois de ler alguns comentários.
Roteiro e elenco fazem um bom trabalho na construção do ambiente claustrofóbico e dos personagens à beira do colapso. Há muitos mistérios aqui – os espelhos, os crimes do pai da família, o dinheiro amaldiçoado – e o filme não tem interesse em deixar tudo mastigadinho pra gente. Isso é bom, pois foge da tendência atual de insultar a inteligência de quem tá assistindo ou acelerar os eventos pra matar a ansiedade. Por outro lado, culmina em um ritmo devagar em vários fragmentos. Não vou mentir: minha atenção divagou em certos momentos.
Um outro destaque positivo é que o filme jamais deixa claro, antes do final, se nós estamos vendo uma história sobrenatural ou se há alguma explicação lógica por trás. Isso mantém a tensão ainda maior do que se tivesse seguido um caminho mais convencional, e é um acerto da montagem e da direção.
O Segredo de Marrowbone é uma ótima recomendação pra quem curte suspense atmosférico, terror psicológico e plot twists. Pode não ser o filme mais original de todos, mas vale a pena conferir.

FICHA TÉCNICA
Nome original: El Secreto de Marrowbone
Duração: 1h50
Países: Espanha, EUA
Direção: Sergio G. Sánchez
Elenco principal: George MacKay, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Mia Goth, Matthew Stagg, Nicola Harrison, Kyle Soller, Tom Fisher
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?