• Relações turbulentas
Nora é convidada pelo pai, Gustav, um famoso diretor de cinema, pra estrelar o papel principal de seu novo filme. Quando ela recusa, devido à relação turbulenta entre os dois, a atriz Rachel Kemp é escalada pro papel e desencadeia emoções ocultas.
Fazia algum tempo que um filme não mexia comigo desse jeito. Optei por não dar uma nota definitiva e esperar um pouco pra escrever a respeito, pra elaborar melhor minhas impressões. Não acho que ele seja o melhor dos indicados ao Oscar 2026, por exemplo, mas me deixou bem pensativo.
Valor Sentimental não tem uma premissa tão incrível assim. Afinal, problemas com os pais não são um tema novo no cinema, e a base do filme contém diversos elementos conhecidos. Além disso, o roteiro não reserva grandes reviravoltas, então isso aqui tinha tudo pra ser uma história sensível, até bonita, mas sem a capacidade de ficar com a gente após os créditos. E é aí que tá: uma trama simples e bem feita é melhor do que uma trama complexa e mal feita.
As atuações estão entre as maiores qualidades – até por isso, quatro artistas diferentes foram indicados ao Oscar. A que mais me impressionou foi Elle Fanning, porque eu não imaginava que ela tivesse uma capacidade dramática tão afiada. Mas os destaques ficam pra Renate Reinsve e Stellan Skarsgard, cujos personagens funcionam como espelhos um do outro; eles são mais parecidos do que imaginam. Também gostei de como o filme trabalha a irmã interpretada por Inga Ibsdotter Lilleaas, encaixando-a no arquétipo da caçula.
É legal que Valor Sentimental não dialoga apenas sobre pessoas, mas sobre lugares que arrancam memórias e sentimentos. A casa dos Borg é o maior exemplo, com uma nostalgia pulsante nas paredes. Mas também cito a cena da praia, em que podemos ver uma nova faceta de Gustav e Rachel. Ainda, o filme tem um senso de humor seco, irônico e discreto, que combina com a ambientação.
Valor Sentimental é a prova de que qualquer história potencialmente simples, nas mãos de uma boa direção, um elenco competente e um roteiro amarradinho, pode nos deixar entretidos do começo ao fim e transcender a tela.

FICHA TÉCNICA
Nome original: Sentimental Value
Duração: 2h13
Países: Noruega, Alemanha, Dinamarca, França, Suécia, Reino Unido, Turquia
Direção: Joachim Trier
Elenco principal: Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lilleaas, Elle Fanning, Anders Danielsen Lie, Jesper Christensen, Lena Endre
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?