• Animações diminutas
Nos curtas em animação indicados ao Oscar 2025, não há meio-termo: ou os filmes são fofinhos e nostálgicos, ou são melancólicos e tristes. Sem muita enrolação, assim como na postagem dos Indicados a Melhor Curta-Metragem, vamos às breves resenhas da categoria.
Beautiful Men (2023) – Crise tripla de meia-idade
Três irmãos vão à Turquia pra fazer uma cirurgia de transplante capilar.
O estilo de animação stopmotion é muito lindo e eu me conectei rapidamente com os personagens, em uma trama que aborda crise da meia-idade e noções de masculinidade. Só achei que a história não levou a lugar algum e eu terminei de ver sem saber exatamente o que extrair do que tinha assistido.

In The Shadow of The Cypress (2023) – Encalhados
Pai e filha precisam encontrar uma maneira de ajudar uma baleia encalhada na praia.
Pra quem gosta de histórias metafóricas e cheias de simbolismo, com temas como transtorno pós-traumático, esse curta é uma boa pedida. Infelizmente, não faz o meu estilo. A animação não me impressionou visualmente e a trama não me mostrou nada que eu já não tivesse visto antes – e feito de maneira melhor.

Magic Candies (2024) – As balas reveladoras
Um garotinho encontra doces mágicos que fazem-no conversar com sofás e cachorros, além de outros truques.
Este é gostosinho de assistir. Como minha namorada apontou, daria tranquilamente pra Magic Candies ser um longa, aumentando a antecipação a cada doce consumido pelo protagonista. Em um espaço de 20 minutos, o curta toca em pontos diversos e deixa a sensação de coração quentinho, em um divertimento genuíno.

Wander To Wonder (2023) – Um pesadelo sombrio
Três pequenos “atores” continuam gravando episódios de uma série infantil, mesmo após a morte do criador.
Eu queria ter gostado mais deste. Eu não vou criticá-lo no sentido de não possuir qualidades – só não funcionou pra mim. Por outro lado, há uma inegável atmosfera sombria e semelhante a de um sonho que pode agradar pra caramba quem curte essa temática. Sem dúvida alguma, ele não tem medo de sair da caixinha.

Yuck! (2024) – O primeiro beijo
Um garoto fica ansioso ao sentir vontade de beijar uma garota e é julgado pelas demais crianças.
Este curta é o oposto de Wander To Wonder. Enquanto o outro faz de tudo pra se diferenciar de outros títulos do gênero, Yuck! navega por uma onda bem mais confortável. Não pude deixar de gostar, mas acabei tirando alguns pontos por ser pouco original. É um curta bonitinho, que te deixa sorrindo e pode provocar nostalgia. E é isso.

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?