• Relatos condensados
Pra fechar as críticas dos curta-metragens do Oscar 2025, vamos falar sobre os documentários. Três deles são bastante dramáticos e compartilham um tema em comum: violência. Os outros dois são um pouco mais leves, mas também possuem um certo peso. Bora lá falar rapidamente sobre cada um deles?
A Única Mulher na Orquestra (2023) – O toque feminino na Filarmônica
A sobrinha da famosa contrabaixista Orin O’Brien conta a história de vida da tia.
Parece que em todo Oscar tem um curta sobre músicos, incrível. Este aqui possui uma premissa forte, sobre uma mulher que precisou quebrar padrões de gênero na Orquestra Filarmônica de NY, mas a narrativa é pouco interessante pra quem não se interessa tanto pelo assunto, ainda mais porque Orin não parece muito a fim de dar detalhes. É um documentário bem feito, mas pouco marcante.

Death By Numbers (2023) – Sobreviventes
Samantha Fuentes expõe o terror de ter passado por um tiroteio em massa em sua escola.
O tema deste curta é bastante importante e, infelizmente, é algo que vem se tornando quase corriqueiro nos EUA. A personagem principal, Sam Fuentes, tem talento com as palavras e seus depoimentos são um diferencial. O documentário como um todo é bem conduzido, mas narrativamente não apresenta tanta inventividade. Ainda assim, tem seus méritos.

I Am Ready, Warden (2024) – A punição definitiva
Um homem condenado à morte gera reflexões acerca de seu destino e do crime terrível que cometeu.
Olha, esse aqui contém um assunto pesado, polêmico e que não tem uma resposta totalmente certa: pena de morte. Eu vi várias análises que julgaram o curta como apelativo, principalmente no que tange à religião, mas não tive essa impressão. o filme mostra todos os lados da situação e deixa claro que é um cenário de pura tristeza, não importa como você olha. É forte e impactante.

Incident (2023) – Violência sistêmica
A reconstrução, através de filmagens reais, de um caso de brutalidade policial em Chicago.
O próprio curta já avisa, logo de cara, que o filme tem cenas fortes de violência gráfica. No sentido cinematográfico, Incident pode soar meio maçante, com excesso de contextualização por meio da leitura, algo até meio difícil de acompanhar. No sentido jornalístico, é uma produção forte e que prova um ponto relevante na sociedade atual.

Instruments of a Beating Heart (2024) – Pressão infantil
A pequena Ayame quer entrar pra banda da escola, mas terá de superar a rigorosa disciplina de um professor.
Mesmo não tendo nem meia hora de duração, esse curta é capaz de causar sentimentos conflitantes. Ele é fofinho e inspirador, com uma direção sensível. Por outro lado, certos aspectos da cultura japonesa podem gerar estranhamento e até uma certa revolta. Vale a pena conferir, justamente pra ver esses contrastes e aprender um pouco mais sobre outra vivência.

>> Indicados a Melhor Curta-Metragem no Oscar 2025
>> Indicados a Melhor Curta em Animação no Oscar 2025
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?