Para encerrar finalmente todo esse rolê do Oscar 2021, onde Nomadland faturou Melhor Filme, decidi fazer essa postagem com os resultados e o que eu achei de cada vitória. Nos palpites com meus dois amigos Brenno e Ricardo, eu acabei ficando em segundo lugar e não consegui repetir os títulos de 2019 (quando todo mundo ficou empatado em primeiro) e 2020. O Brenno acertou em Melhor Edição e ficou com um ponto a mais do que eu, conseguindo seu terceira vitória desde 2017, quando começamos estas apostas. Falando sobre a cerimônia em si, foi a mais sem graça que eu já assisti até hoje. Sem brilho e com filmes bem inferiores em relação ao ano passado, eu esqueci de tudo assim que acabou. Sem mais delongas, vamos aos prêmios.
MELHOR FILME
Bela Vingança
Judas e o Messias Negro
Mank
Meu Pai
Minari
Nomadland
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
Sem surpresas aqui. É com muita vergonha que eu confesso ainda não ter assistido a Nomadland. Aconteceu tanta coisa no último fim de semana que eu só arranjei tempo pra ver o filme a poucas horas da cerimônia, mas me embananei todo e consegui assistir apenas a 20 minutos dele. Pelo terceiro ano consecutivo, não consegui ver um dos indicados a Melhor Filme (até hoje não assisti Vice e O Irlandês), e tive o azar de não ter visto logo o que ganhou neste ano. Por isso, não posso dizer se foi justo ou injusto, mas era o esperado que ganhasse.
MELHOR DIREÇÃO
Chloé Zhao (Nomadland)
David Fincher (Mank)
Emerald Fennell (Bela Vingança)
Lee Isaac Chung (Minari)
Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada)
A mesma coisa da categoria anterior. De qualquer forma, fiquei feliz pela Chloé Zhao ter sido a segunda mulher em 93 anos de Oscar a vencer em Melhor Direção.
MELHOR ATRIZ
Andra Day (Estados Unidos vs Billie Holiday)
Carey Mulligan (Bela Vingança)
Frances McDormand (Nomadland)
Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
Viola Davis (A Voz Suprema do Blues)
Pra acabar com minha credibilidade, quem ganhou Melhor Atriz foi logo a do filme que eu não vi. Fiquei surpreso por ela vencer porque a Carey Mulligan era a mais cotada, ainda mais porque a Frances já tinha duas estatuetas conquistadas. Preciso desesperadamente terminar Nomadland.
MELHOR ATOR
Anthony Hopkins (Meu Pai)
Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues)
Gary Oldman (Mank)
Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Steven Yeun (Minari)
Ok, vamos lá. Nesta categoria, eu vi todos. Pra mim, a melhor atuação foi de fato a do Anthony Hopkins, mas foi sacanagem o que a Academia fez. Entendo que ela não era obrigada a dar o prêmio pro Chadwick só porque ele morreu, mas ter encerrado a cerimônia com Melhor Ator, fazendo todo mundo pensar que viria uma homenagem gigantesca ao eterno Pantera Negra, foi de extremo mau gosto.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Bela Vingança
Judas e o Messias Negro
Minari
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
Pra mim, Bela Vingança não teve o Melhor Roteiro dos cinco, mas era o favorito. Gostaria que Judas e o Messias Negro tivesse ganhado, mas fazer o quê, né.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Borat: Fita de Cinema Seguinte
Meu Pai
Nomadland
O Tigre Branco
Uma Noite em Miami
Eu cantei a pedra aqui dizendo que Nomadland era o favorito, mas que Meu Pai poderia surpreender. Se eu tivesse confiado em meus instintos, teria vencido os palpites do Oscar pelo terceiro ano seguido, empatando com o Brenno.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amanda Seyfried (Mank)
Glenn Close (Era Uma Vez Um Sonho)
Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Olivia Colman (Meu Pai)
Yuh-Jung Youn (Minari)
Gostaria que a Bakalova tivesse vencido, mas Yuh-Jung Youn estava realmente muito bem no papel.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
Lakeith Stanfield (Judas e o Messias Negro)
Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami)
Paul Raci (O Som do Silêncio)
Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Esta aqui não teve nem graça. Nenhum outro competidor mereceu mais do que o Kaluuya, embora todos tenham atuado muito bem.
MELHOR FOTOGRAFIA
Judas e o Messias Negro
Mank
Nomadland
Os 7 de Chicago
Relatos do Mundo
Discordo da Academia. Só porque Mank é em preto e branco, merece Melhor Fotografia? A filmagem é escura e interessante apenas pra quem gosta da Velha Hollywood. Mas como Hollywood só tem velho, faz sentido a escolha.
MELHOR EDIÇÃO
Bela Vingança
Meu Pai
Nomadland
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
Outra que eu não gostei. A montagem de Meu Pai é uma das melhores que eu já vi na vida, mas foi o superestimado O Som do Silêncio que acabou levando.
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Collective (Romênia)
Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)
O Homem que Vendeu Sua Pele (Tunísia)
Quo vadis, Aida? (Bósnia)
Shao Nian de Ni (Hong Kong)
Resultado esperado e merecido, pois Druk é um filmão.
MELHOR ANIMAÇÃO
A Caminho da Lua
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca
Soul
Wolfwalkers
Alguém esperava alguma coisa diferente?
MELHOR TRILHA SONORA
Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul
Pergunto mais uma vez: alguém esperava alguma coisa diferente?
MELHOR SOM
Greyhound: Na Mira do Inimigo
Mank
O Som do Silêncio
Relatos do Mundo
Soul
Apesar de eu não ter achado um filme espetacular, O Som do Silêncio é impressionante neste quesito. Não tinha pra ninguém.
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Amor e Monstros
Mulan
O Céu da Meia-Noite
O Grande Ivan
Tenet
Gostei muito dos efeitos de Amor e Monstros e O Céu da Meia-Noite, mas Tenet mereceu demais.
MELHOR FIGURINO
A Voz Suprema do Blues
Emma
Mank
Mulan
Pinóquio
O figurino deste filme é realmente ótimo, e o resultado era previsto.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Voz Suprema do Blues
Mank
Meu Pai
Relatos do Mundo
Tenet
Por mim, era a única categoria que Mank deveria realmente ter ganhado.
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
A Voz Suprema do Blues
Emma
Era Uma Vez Um Sonho
Mank
Pinóquio
Meio óbvio também, visualmente A Voz Suprema do Blues é impressionante.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Fight For You (Judas e o Messias Negro)
Hear My Voice (Os 7 de Chicago)
Husa’vik (Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars)
Io sì (Rosa e Momo)
Speak Now (Uma Noite em Miami)
Esta foi uma das minhas maiores surpresas. Jurei que Speak Now levaria, e torci por isso porque esnobaram pra caramba Uma Noite em Miami. Ele é melhor do que pelo menos metade dos indicados a Melhor Filme, se não for a maioria.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Collective
Crip Camp
Professor Polvo
The Mole Agent
Time
Ganhou o melhor, vitória mais do que justa.
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
A Concerto is a Conversation
Collete
Do Not Split
Hunger Ward
Uma Canção Para Latasha
Na hora que eu vi Collete, eu falei pra minha namorada que tinha sido o meu favorito até ali. Porém, a experiência acabou se desvanecendo na minha mente e eu apostei no curta mais cotado pra ganhar. Resumindo, me dei mal.
MELHOR CURTA-METRAGEM
Dois Estranhos
Feeling Through
The Letter Room
The Present
White Eye
Agora a Academia provou de vez que não é racista. Ironias à parte, Dois Estranhos é realmente bom.
MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO
Burrow
Genius Loci
Opera
Se Algo Acontecer… Te Amo
Yes-People
Esta não tinha pra ninguém. Lindo curta em animação que eu assisti antes mesmo de saber que seria indicado ao Oscar.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Depois de toda essa maratona, agora vou me dar um descanso de filmes e retomar as minhas queridas séries. Ainda nesta semana, lançarei a crítica de Falcão e o Soldado Invernal. Vejo vocês em breve e obrigado a quem acompanhou o blog durante o Oscar 2021. Até a próxima!
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes indicados. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?