• O pior Oscar que eu já vi
Eu não esperava que a minha introdução sobre o Oscar seria sobre um tapa que o Will Smith deu no Chris Rock. Nem no ponto mais frutífero da minha imaginação, eu esperaria por isso. Portanto, deixa eu tratar desse assunto logo. Sim, o Chris Rock foi um babaca e é o maior errado nesta história. No entanto, a reação do Will Smith foi pra lá de bizarra e estragou de vez uma cerimônia que já estava horrível. De verdade, foi a pior que eu assisti até hoje. Comecei a acompanhar em 2017, e desde então a de 2021 tinha sido a mais sem graça. Mas, enquanto ela foi sem graça, a de 2022 foi ruim mesmo. Categorias sendo reveladas antes da hora pra cortar tempo (sendo que a duração total foi maior do que no ano passado); esquetes humorísticas constrangedoras de ruins; premiações previsíveis; e um desespero ridículo por audiência a todo custo. Sério, a edição deste ano me desanimou demais, e em 2023 eu dificilmente terei o mesmo ânimo. Espero que a próxima lista de filmes seja melhor do que a atual, pra compensar.
MELHOR EDIÇÃO
Ataque dos Cães
Duna – Eu, Brenno e Ricardo
King Richard: Criando Campeãs
Não Olhe Para Cima
Tick, Tick… Boom!
Previsííííível demais. Em edições anteriores, aqui poderia ter pintado uma surpresa. A deste ano não quis nem saber e foi no óbvio (esse poderia ser o resumo da cerimônia de 2022).
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
Casa Gucci
Cruella
Duna
Os Olhos de Tammy Faye – Eu, Brenno e Ricardo
Um Príncipe em Nova York 2
Mais uma obviedade. Um filme biográfico com um ator ou atriz ficando irreconhecível fisicamente? É claro que levaria Melhor Maquiagem e Cabelo.
MELHOR SOM
007: Sem Tempo Para Morrer
Amor, Sublime Amor – Ricardo
Ataque dos Cães
Belfast
Duna – Eu e Brenno
Se as categorias ainda fossem divididas em Mixagem e Edição de Som, provavelmente Duna não teria ganhado as duas. Porém, como foram unificadas, não teve pra ninguém.
MELHOR TRILHA SONORA
Ataque dos Cães – Eu
Duna – Brenno e Ricardo
Encanto
Mães Paralelas
Não Olhe Para Cima
Em todas as edições do Oscar que eu havia acompanhado até então, sempre pintavam vitórias inesperadas. Pensando nisso, eu apostei em Ataque dos Cães, que de fato possui uma ótima trilha. Se eu tivesse apostado apenas nas vitórias prováveis, teria acertado praticamente tudo. É uma pena.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Amor, Sublime Amor
Ataque dos Cães
A Tragédia de Macbeth
Duna – Eu, Brenno e Ricardo
O Beco do Pesadelo
Mais um prêmio pra conta de Duna. E mais um acerto pra nossa conta.
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball – Eu, Brenno e Ricardo
Três Canções para Benazir
When We Were Bullies
O único que eu aceitava ganhar no lugar de The Queen of Basketball era Audible, mas fiquei feliz que isso não aconteceu.
MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO
Affairs of the Art
A Sabiá Sabiazinha – Brenno e Ricardo
Bestia – Eu
Boxballet
The Windshield Wiper
Uma das únicas categorias em que todo mundo errou. Eu tinha a sensação de que A Sabiá Sabiazinha iria perder. É um curta bonitinho, nada mais que isso. Pensei que Bestia poderia roubar a cena por conta de sua memória histórica, mas faz sentido não ter vencido, até porque é um curta controverso (eu não gostei, por exemplo). A vitória de The Windshield Wiper foi a única que verdadeiramente me surpreendeu na noite.
MELHOR CURTA-METRAGEM
Ala Kachuu – Take and Run
On My Mind
Please Hold
The Dress
The Long Goodbye – Eu, Brenno e Ricardo
Mais uma vitória óbvia que não pudemos nem ver o discurso ao vivo, porque o Oscar achou que não era uma categoria importante o bastante pra superar as piadas sem graças do evento.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Ascension
Attica
Flee – Ricardo
Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) – Eu e Brenno
Writing with Fire
Coitada da galera que faturou esse prêmio, entregue logo depois do tapão do Will Smith. Foram totalmente ofuscados, muito paia.
MELHORES EFEITOS VISUAIS
007: Sem Tempo Para Morrer
Duna – Eu, Brenno e Ricardo
Free Guy: Assumindo o Controle
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Eu disse que era uma das categorias mais fáceis do Oscar de 2022, e não menti.
MELHOR FIGURINO
Amor, Sublime Amor
Cruella – Eu, Brenno e Ricardo
Cyrano
Duna
O Beco do Pesadelo
Outra categoria “barbada”, e eu nem prestei atenção no discurso da vencedora porque estava acompanhando coisas mais interessantes.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Be Alive” (King Richard: Criando Campeãs)
“Dos Oruguitas” (Encanto)
“Down to Joy” (Belfast)
“No Time to Die” (007 – Sem Tempo Para Morrer) – Eu, Brenno e Ricardo
“Somehow You Do” (Quatro Dias com Ela)
As apresentações musicais começaram muito bem com a aparição da Beyoncé. Gostei demais de “Dos Oruguitas”, e “Somehow You Do” cumpriu o seu papel. Contudo, esperava mais de “No Time To Die”. O vocal da Billie Eilish tava impecável, mas a apresentação ficou tão sem graça. Esperava mais luzes, presença, sei lá. Ainda assim, mereceu ganhar a estatueta.
MELHOR ANIMAÇÃO
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Encanto – Eu, Brenno e Ricardo
Flee
Luca
Raya e o Último Dragão
Alguém esperava algo diferente?
MELHOR FILME INTERNACIONAL
A Mão de Deus (Itália)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)
Drive My Car (Japão) – Eu, Brenno e Ricardo
Flee (Dinamarca)
Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
Boa, Academia! Cortou o discurso do vencedor em Melhor Filme Internacional, mas deixou um monte de discurso chato rolar até o fim! Valeu demais! Provando que Parasita de fato foi um ponto fora da curva!
MELHOR FOTOGRAFIA
Amor, Sublime Amor
Ataque dos Cães
A Tragédia de Macbeth
Duna – Eu, Brenno e Ricardo
O Beco do Pesadelo
Sem ser repetitivo, mas já sendo, esta categoria aqui talvez tivesse reservado uma surpresa se fosse em uma outra edição. Não foi desta vez.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Filha Perdida
Ataque dos Cães – Ricardo
Drive My Car
Duna
No Ritmo do Coração – Eu e Brenno
Se o roteiro de No Ritmo do Coração é o melhor desta lista, eu sou um calendário etíope. Os caras só pegaram A Família Bélier e colocaram um elenco estadunidense. Pelo amor de Deus.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Pior Pessoa do Mundo
Belfast
King Richard: Criando Campeãs
Licorice Pizza – Eu, Brenno e Ricardo
Não Olhe Para Cima
Não fiquei triste por Licorice Pizza ter perdido o Oscar, até porque não achei o filme lá essas coisas. Eu não assisti a Belfast ainda, então não posso exatamente opinar sobre isso. De qualquer forma, ele era o segundo favorito. Com isso, seu triunfo não chegou a ser uma surpresa, mas fugiu pelo menos um pouquinho do esperado.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds (Belfast)
Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães)
Jesse Plemons (Ataque dos Cães)
J.K. Simmons (Apresentando os Ricardos)
Troy Kotsur (No Ritmo do Coração) – Eu, Brenno e Ricardo
O discurso do Troy Kotsur sucedendo a aparição da Youn Yuh-jung foi, de longe, o melhor momento da noite. Possivelmente, o único momento realmente bom da noite. Vitória merecida.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor) – Eu, Brenno e Ricardo
Aunjanue Ellis (King Richard: Criando Campeãs)
Jessie Buckley (A Filha Perdida)
Judi Dench (Belfast)
Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)
Kirsten Dunst era a única que poderia roubar essa estatueta, mas não foi o que aconteceu. Aposta segura na Ariana DeBose.
MELHOR ATOR PRINCIPAL
Andrew Garfield (Tick, Tick… Boom!)
Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães) – Eu
Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth)
Javier Bardem (Apresentando os Ricardos)
Will Smith (King Richard: Criando Campeãs) – Brenno e Ricardo
No fundo, eu sabia que iria errar, mas queria me enganar. Ao contrário de muitos cinéfilos, eu gostei da atuação do Will Smith. No entanto, gostei bem mais das interpretações do Andrew Garfield e do Benedict Cumberbatch. Quando eu assistir A Tragédia de Macbeth, provavelmente vou preferir a do Denzel também, mas fazer o quê, né? A velha história do “Oscar pelo conjunto da obra” ataca novamente.
MELHOR ATRIZ PRINCIPAL
Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye) – Eu e Brenno
Kristen Stewart (Spencer) – Ricardo
Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos)
Olivia Colman (A Filha Perdida)
Penélope Cruz (Mães Paralelas)
Mais uma vez, a Academia premiou a escolha mais óbvia. Tenho impressão de que, se a Olivia Colman não tivesse ganhado tão recentemente, ela venceria aqui.
MELHOR DIREÇÃO
Jane Campion (Ataque dos Cães) – Eu, Brenno e Ricardo
Kenneth Branagh (Belfast)
Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza)
Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car)
Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor)
É um absurdo Ataque dos Cães ter vencido só uma categoria no Oscar, mas pelo menos venceu uma, né. Jane Campion merece.
MELHOR FILME
Amor, Sublime Amor
Ataque dos Cães – Eu
Belfast
Drive My Car
Duna
King Richard: Criando Campeãs
Licorice Pizza
Não Olhe Para Cima
No Ritmo do Coração – Brenno e Ricardo
O Beco do Pesadelo
Isso aqui é inconcebível. Sim, No Ritmo do Coração é um filme bonitinho. Mas Melhor Filme? MELHOR FILME? Sério, não dá. Ataque dos Cães e Duna são MUITO mais filmes, e até King Richard me entreteve mais. Mas, nesta edição água com açúcar do Oscar, nada faria mais sentido do que premiar No Ritmo do Coração com a maior honraria.
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Eu não me arrependo nem um pouco de não ter maratonado direito os filmes do Oscar 2022. O nível foi bem questionável neste ano, ganhei muito mais vendo as séries que eu gosto e zerando os jogos que eu curto. Nos palpites, o Brenno venceu com tranquilidade. A estratégia dele em apostar nos favoritos deu certo, e acabou acertando 21/23. A minha pontuação foi 18/23, e a do Ricardo foi 17/23. Pela quarta vez na história do Pitacos do Leleco, o Brenno ficou com o título. Eu e o Ricardo temos duas conquistas cada. É a vida. E, pra encerrar esta postagem, agradeço a você, que acompanhou a publicação até o fim. Valeu demais, e fique ligado que o blog vai continuar produzindo bastante conteúdo!
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes indicados. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?