• Sensibilidade faz a diferença
Assisti a este filme nos cinemas, como parte da minha maratona xexelenta do Oscar 2022. Indicado a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, Licorice Pizza é um romance entre um adolescente de 15 anos e uma mulher dez anos mais velha nos anos 70.
A premissa é meio esquisita, concordo. Eu fui ver o filme sem saber muita coisa sobre a sinopse, então sequer tinha noção de que se tratava de um romance. Quando percebi a direção para qual a história estava caminhando, não pude deixar de ficar meio desconfortável por conta da natureza do relacionamento.
Esse aspecto poderia ter sido de extremo mal gosto caso o diretor não fosse Paul Thomas Anderson. A maneira com que o cineasta comanda as ações possui tanta sensibilidade que torna a trama instigante de se acompanhar. A questão é que, embora tenha 15 anos, o personagem de Gary Valentine é bastante maduro pra sua idade e um legítimo empreendedor. Já a Alana está sem rumo na vida, e encontra em Gary um vínculo pra lá de forte. Além disso, Licorice Pizza tem uma passagem de tempo meio vaga, o que torna o romance mais aceitável sob a luz atual.
Sobre o filme em si, eu me diverti até certo ponto. Os diálogos, atuações e movimentos de câmera são ótimos. No entanto, a história muda de panorama tão brusca e constantemente que acabou me deixando cansado. O filme possui picos de qualidade em alternância com momentos tediosos. Em uma das sequências envolvendo o ator Sean Penn, eu estava pedindo pelo amor de Deus pra acabar logo.
Licorice Pizza passou longe de ser brilhante pra mim, mas é um filme sensível e leve de se acompanhar, tendo sim as suas qualidades. Nota final: 3,0/5.
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco
Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco
Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?