Ação, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #27 – Trem-Bala (2022)

trem-bala

• Não é sobre ter…

Ladybug (Brad Pitt) é um assassino profissional que está voltando à ativa com um simples trabalho: transportar uma maleta de Tóquio a Morioka, no Japão. Porém, tudo fica cada vez mais complicado quando outros assassinos cruzam o caminho do protagonista, se envolvendo em uma conspiração maior do que poderiam imaginar.

Pela sinopse, pode parecer até que Trem-Bala é um filme de ação sério e tradicional, à la Bruce Willis ou Sylvester Stallone. Apesar de se colocar no gênero da “porradaria”, a obra com direção de David Leitch esbanja senso de humor e uma noção de estilo que a diferencia.

Se analisarmos a carreira do cineasta que comanda Trem-Bala, faz sentido que ele consiga misturar bem os gêneros de ação e comédia. Isso porque ele já o fez em Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw e em Deadpool 2. Vale ressaltar também que Leitch foi o diretor de Atômica e produtor em De Volta ao Jogo, dois outros bons filmes de ação.

O elenco ajuda bastante nesse objetivo narrativo do filme. Brad Pitt sabe como mesclar o frenesi com o humor. Os demais artistas não ficam atrás, principalmente Brian Tyree Henry e Aaron Taylor-Johnson.

Trem-Bala consegue brincar muito bem com a sua premissa. Para isso, era necessário criar personagens carismáticos, e o roteiro de Kōtarō Isaka é cirúrgico. Mesmo com pouco tempo de tela, a gente se apega aos personagens, torcendo pra que a história demore a acabar pra que possamos ver mais deles.

Além disso, a narrativa é pra lá de descontraída e não se acanha em construir situações absurdas que fazem o espectador rir, ao mesmo tempo em que o deixam fisgado. É possível notar uma inspiração no que Quentin Tarantino fez em Kill Bill, embora tenhamos aqui um enredo mais “intimista”.

Se eu fosse definir Trem-Bala em uma só palavra, seria “empolgante”. O cenário único de um veículo em movimento não torna a experiência enjoativa, até por conta dos flashbacks súbitos que combinam com o texto e ajudam a quebrar o ritmo. As coreografias são boas, as reviravoltas idem, e em geral o filme é uma sólida pedida. Nota final: 4,0/5.

Aeromoça Kimiko, ao seu dispor

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).