Comédia, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #40 – Gente Grande (2010)

gente grande

• O teste do tempo

É incrível como funciona a comédia. Na época em que assisti a esse filme, ainda no cinema, eu estava no auge da minha pré-adolescência. Lembro que, durante muito tempo, esse foi o filme que eu considerava o mais engraçado que já tinha visto na vida. Em 2023, mais de uma década depois do lançamento, resolvi assistir mais uma vez e… bom, digamos que não envelheceu bem.

Gente Grande gira em torno de um grupo de amigos, que formavam um time de basquete no colégio. Quando o treinador deles morre, os cinco marmanjos, agora já adultos, decidem se reunir e passar um final de semana juntos em um retiro, com a companhia das respectivas esposas e filhos.

A vibe de férias e companheirismo de Gente Grande continua boa até hoje. Porém, a comédia é o gênero cinematográfico que menos sobrevive ao teste do tempo, e é exatamente o que acontece aqui. As piadas não funcionam da mesma forma, os personagens não são tão divertidos quanto eu me lembrava e eu não dei nenhuma gargalhada, sendo que tinha saído chorando de rir do cinema há mais de dez anos.

O filme tem algumas partes engraçadas, sim. Eu sei que é bobo, mas eu ainda dou risada do momento em que os amigos estão na piscina e de repente a água fica azul em uma tonalidade diferente. E também acho graça de certas piadas isoladas, ainda que algumas sejam tão problemáticas que dá até vergonha e incômodo.

O maior acerto de Gente Grande está na conexão dos personagens principais e a sinergia do elenco. Se não fosse por isso, o filme perderia mais pontos ainda. Em vez disso, ele genuinamente possui certos momentos que, embora nem sempre façam rir, pelo menos servem como aquele famoso entretenimento barato. Tem o Adam Sandler, então era de se esperar.

Gente Grande não é tão bom quanto eu me lembrava, e a maioria das piadas se desgastou. No entanto, ainda há uma atmosfera divertida e dá pra soltar um arzinho pelo nariz. Quanto ao segundo filme, nem me arrisco a assistir de novo, porque se eu já tinha achado horrível lá em 2013, imagina hoje. Nota final: 2,5/5.

~insira aqui uma piada de stand-up comedy criticando esposas~

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).