Curtinhas do Leleco, Terror

CurtinhasdoLeleco #49 – Fale Comigo (2022)

fale comigo

• Uma mão amiga

Hoje em dia, tudo quanto é filme vira franquia. No meio do terror, isso é ainda mais verdadeiro. Das duas, uma: ou os estúdios optam por dar continuidade a uma saga já estabelecida na mente dos espectadores, como Pânico e Jogos Mortais, ou apostam em uma ideia original com potencial de gerar sequência, como Sorria. Fale Comigo entra nessa última leva.

Quando um grupo de jovens australianos encontra uma mão embalsamada capaz de conjurar espíritos e fazê-los assumir o corpo daqueles corajosos o bastante pra deixá-los entrar, eles tratam tudo aquilo como uma brincadeira. Porém, quando algo dá terrivelmente errado, precisam encontrar uma maneira de acabar com aquele pesadelo.

Eu assisti duas vezes no cinema. Na primeira, fui mais surpreendido pelas voltas do roteiro, é claro, mas a minha sala estava cheia de pessoas conversando. Por isso, na segunda vez deu pra ter uma nova experiência, tão legal quanto a primeira.

Eu sou um grande fã de ideias originais, simplesmente porque elas estão cada vez mais raras. É claro que é ainda mais raro ver um filme com não só a premissa original, como também a sua execução, mas só o fato de haver a tentativa já faz com que o filme ganhe pontos comigo. É o caso de Sorria, por exemplo, que possui caminhos parecidos com outros filmes do gênero, e que acabam ganhando tempero por conta do frescor da ideia.

Fale Comigo segue a mesma cartilha. O contexto de espíritos tomando posse do corpo de outras pessoas está longe de ser algo novo no terror. Contudo, isso não é um problema porque o filme é redondinho no que se propõe, proporcionando uma experiência distinta em meio a tanta coisa repetitiva.

Os personagens têm profundidade suficiente pra nos causar sensações diferentes, a ameaça é palpável e a construção de tensão é muito boa. O final é totalmente condizente com o que a trama apresenta, e ainda há espaço pra alguns sustinhos aqui e ali.

Fale Comigo é um bom filme de terror que tenta fugir do convencional, trazendo um pouco de novidade a um gênero tão saturado.

É assim que a gente fica quando dilata a pupila no oftalmologista?

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).