Curtinhas do Leleco, Ficção científica

CurtinhasdoLeleco #50 – Resistência (2023)

resistência

• Evolução artificial

A inteligência artificial tá na moda, e avançando mais rápido do que a gente julgava ser possível. Era só questão de tempo até algum filme resolver pegar esse tema e destrinchá-lo. Pra sermos justos, não é como se isso nunca tivesse sido feito antes (Exterminador do Futuro que o diga), mas o conceito de Resistência é mais “atualizado”.

Em um futuro distópico no qual a inteligência artificial foi responsável por lançar uma ogiva nuclear e exterminar a população de Los Angeles, os EUA declaram guerra a todo tipo de IA. O militar Joshua Taylor, em meio a um cenário de luto e dor, é convocado para destruir uma arma secreta da IA pra acabar de vez com aquele conflito e decretar a vitória dos humanos.

O diretor Gareth Edwards tem em seu currículo o incrível Rogue One – Uma História Star Wars. Em quesito de construção visual de mundo, as suas qualidades saltam aos olhos aqui. Resistência é um filme muito bonito de se ver, com efeitos visuais críveis e que me fizeram acreditar que seria capaz de existir uma IA com fisionomia humana e um buraco na parte de trás da cabeça.

O roteiro, por outro lado, não é lá essas coisas. Com momentos previsíveis e uma história que é apenas mais do mesmo, o filme demorou um pouco pra me cativar. Durante a primeira meia hora, mais ou menos, parecia um longa genérico de ficção científica, e comecei até a ficar meio impaciente com o andamento das coisas.

A partir do momento em que surge a jovem atriz Madeleine Yuna Voyles, o filme muda da água pro vinho. Acho, inclusive, que se as atenções tivessem se voltado mais pra relação dela com o protagonista, em vez da relação dele com a esposa, o filme teria sido bem melhor. Os momentos de interação dos dois são o grande destaque, além das sequências de ação.

Resistência é um filme indicado pra fãs de ficção científica, mas que pode gerar resistência (perdão pelo trocadilho) naqueles que buscam uma história mais original. Em aspectos técnicos, é um longa belíssimo de se ver, e que chega na hora certa dos assuntos mais comentados do momento.

Parece cena de videogame – e, por falar nisso, eu jogaria MUITO algum jogo baseado no universo deste filme

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).