• Na batuta do diretor
Eu não vou negar que estava com preguiça de conferir este filme. Pra mim, parecia apenas mais um “Oscar bait”, quando uma produção existe com o único propósito de gerar indicações à principal premiação do cinema. Olha, eu não estava totalmente errado, mas isso não significa que a obra não tenha o seu valor.
Baseado na vida de Leonard Bernstein, Maestro explora a ascensão do profissional no mundo da música, em um período turbulento para judeus. A ideia central do texto, porém, está na história de amor do compositor com a atriz Felicia Montealegre.
Bradley Cooper está desesperado pra ganhar o Oscar de Melhor Ator. Uma prova disso é a agressiva campanha que a Netflix está fazendo em cima de Maestro, que coincidentemente é dirigido pelo próprio Bradley Cooper. E não é pra menos, pois não há como negar que o astro se dedicou intensamente ao papel.
Ultimamente, tá ficando cada vez mais comum apostar em interpretações de pessoas reais pra se destacar, sobretudo artistas. Rami Malek e Renée Zellweger fizeram isso com Bohemian Rhapsody e Judy, respectivamente, e ambos venceram o Oscar.
Por causa dessa repetição, não consigo enxergar a interpretação de Bradley Cooper como natural, apesar de reconhecer que é boa. A participação de Carey Mulligan me agradou muito mais, justamente por contrastar com os excessos do companheiro de elenco.
Sobre o filme em si, ele tem seus méritos. A maquiagem está bem realista e a narrativa flui de um jeito tranquilo. A história é sensível e apresenta bons pontos de reflexão. O roteiro oferece uma perspectiva incomum pra uma adaptação sobre um músico, onde o enfoque está mais nas relações construídas pelo protagonista do que na arte em si, ainda que ela esteja sempre em pauta.
Qualidades estão por toda parte em Maestro, mas o conjunto não alcança um nível alto o suficiente pra se consolidar. Eu não me senti impelido a conhecer mais sobre Leonard Bernstein, por exemplo, algo que costuma acontecer em obras do gênero. É o tipo de filme que até te prende enquanto assiste, mas que provavelmente você vai se esquecer na semana que vem.
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