Comédia dramática, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #71 – Flamin’ Hot: O Sabor Que Mudou a História (2023)

flamin' hot

• Pimenta no dos outros é refresco

Não tem jeito, gosto é muito relativo. Existem milhares de jeitos diferentes de ver um filme. Nenhum deles está certo, e nenhum deles está errado. Por isso, eu entendo quem acha Flamin’ Hot: O Sabor Que Mudou a História raso e com pouca coisa a dizer. A questão é que isso não o torna menos agradável.

Richard Montañez é um homem latino-americano com dificuldades de encontrar um emprego nos EUA. Quando ganha a oportunidade de trabalhar como zelador em uma famosa empresa alimentícia, ele tem uma ideia pra turbinar as vendas: um Cheetos apimentado.

Flamin’ Hot é um filme que facilmente faz a gente torcer pelo protagonista. A trama é desenhadinha: a ascensão de uma família pobre em direção a uma vida consideravelmente mais bem-sucedida. Esse tipo de história gera uma identificação rápida com os mais diversos tipos de público, e por isso dificilmente vai desagradar em termos de estrutura.

O roteiro também tenta tocar em outros pontos, como a importância da valorização latina em um país como os Estados Unidos. Racismo e xenofobia estão frequentemente presentes no filme, e são tratados em meio a uma narração bem-humorada do personagem principal.

O problema é que, quando o longa tenta ser sóbrio e maduro, não alcança o objetivo. As mensagens que tenta passar são relevantes, mas feitas de maneira rasa e previsível, tirando a força das próprias mensagens. As intenções são boas, mas a execução é óbvia até demais. Além disso, eu não gostei de como, às vezes, a obra parece um produto barato de marketing, colocando um certo executivo como o “rico bonzinho”.

Por outro lado, quando o filme não se leva a sério e foca naquilo que tem de melhor – a jornada brincalhona de um homem simples rumo ao sucesso – a experiência ganha muitos pontos no quesito diversão.

Flamin’ Hot, disponível na Disney+ e na Star+, deve ser tratado como uma ficção despretensiosa, até porque a história real em que se baseia não tem nada a ver com o roteiro. Ainda assim, se você está procurando por um entretenimento fácil e divertido, fica a dica.

Fico feliz pela representatividade dos homens baixinhos neste filme

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).