Curtinhas do Leleco, Guerra

CurtinhasdoLeleco #83 – Napoleão (2023)

napoleão

• Muito estilo, pouca substância

Napoleão Bonaparte é uma das figuras mais emblemáticas da História. Alguém discorda? Eu sempre pensei comigo mesmo por que ninguém tinha feito um filme épico recente sobre ele. Stanley Kubrick tentou, mas o projeto não saiu do papel. Foi então que o diretor Ridley Scott, de Gladiador, embarcou na jornada.

Depois de conquistar uma vitória militar importante, o jovem Napoleão inicia sua escalada rumo ao poder em uma França transformada pela revolução, enquanto seu coração se concentra na esposa Josephine.

Tudo que eu sei sobre Napoleão vem do meu conhecimento adquirido na escola. Como eu completei o Ensino Médio há dez anos, naturalmente já esqueci muita coisa. Depois de assistir 2h30 de uma obra sobre o dito cujo, imaginem minha surpresa quando terminei o filme sabendo menos ainda a respeito do cara?

Napoleão é um filme disperso. O roteiro dispara os canhões pra tantos lados diferentes que não consegue acertar nenhum alvo em cheio, só de raspão. Ele não sabe se quer ser um filme sobre a parte humana de Napoleão, sobre as conquistas militares dele ou sobre a relação com Josephine. Além disso, a direção também não se decide quanto à abordagem narrativa. Às vezes, parece uma paródia. Em outros momentos, se leva a sério até demais.

Tecnicamente, Napoleão chama a atenção. As batalhas são visualmente impressionantes e o trabalho sonoro é digno de nota. Quando partimos pro texto, a coisa muda de figura. O enredo é irritantemente superficial e a montagem do filme é desorganizada, virando um caos narrativo.

Eu não sou um historiador, então não posso falar como tal, mas o filme recebeu muitas críticas negativas por ser pouco fiel à realidade. Isso eu consigo perdoar sem problemas, a questão é que Napoleão sequer consegue ser uma obra decente de ficção. Nunca pensei que um filme do gênero seria tão entediante.

Napoleão é uma decepcionante bagunça. Tem pouco a dizer, com diálogos repetitivos e personagens que possuem a profundidade de um pires. Devido à sua parte técnica competente, poderia até ser pelo menos um bom entretenimento, se não fossem as quase três horas de duração.

Pelo menos o figurino eu tenho que elogiar

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).