Curtinhas do Leleco, Ficção científica, Filmes

CurtinhasdoLeleco #141 – No Limite do Amanhã (2014)

no limite do amanhã

• Viva. Morra. Repita

Em uma realidade onde a Terra foi invadida por alienígenas, o oficial Bill Cage começa a viver o mesmo dia várias vezes e precisa encontrar uma forma de aproveitar esse fenômeno pra derrotar os inimigos.

Eu adoro histórias de loops temporais, seja em filmes, séries ou livros. No Limite do Amanhã é baseado no mangá “All You Need is Kill”, de Hiroshi Sakurazaka. Eu nunca li a obra, mas, pelas informações que coletei, o diretor Doug Liman e a equipe de roteiristas fizeram um bom trabalho ao adaptá-la para o cinema.

No Limite do Amanhã não é um mero filme de ação e ficção científica, sem o compromisso de construir uma ameaça convincente. A justificativa por trás do modelo de loops é bem colocada e faz sentido dentro daquele contexto. Com isso, o conceito se enriquece.

As interpretações de Tom Cruise e Emily Blunt dão carisma aos personagens principais. Ele dá vida a um soldado inseguro e com nuances de covardia. Já ela faz o contrário, ao simbolizar a coragem e a determinação, sendo um símbolo de esperança para os seres humanos.

O início do filme soa genérico, mas logo a trama mostra a que veio e, dali em diante, é puro entretenimento com partes empolgantes e divertidas. Por outro lado, eu não gosto tanto assim do final, que considero meio lugar comum. Sinto uma ligeira frustração pela maneira como a história se encerra, perdendo a oportunidade de oferecer um encerramento mais poderoso.

A narrativa é semelhante a um jogo de videogame, sobretudo os mais antigos. Sabe quando você chega em uma fase especialmente difícil, sem checkpoints, e precisa atravessá-la inúmeras vezes pra encontrar o jeito certo de completar o objetivo e vencer o chefão? No Limite do Amanhã é basicamente isso. Cada pedaço de informação é importante pro protagonista, o que nos incentiva a observar esses detalhes juntos.

No Limite do Amanhã é uma excelente opção pra assistir com os amigos. Você pode esperar por um filme dinâmico e espirituoso, com a dose certa de ação pra balancear as coisas. A história foge do óbvio em vários aspectos, mas poderia ter tido um desfecho mais audacioso.

Quem você seria nesta imagem? Eu com certeza seria o Tom Cruise

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).