Animação, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #153 – Robô Selvagem (2024)

robô selvagem

• Mamãe ganso

Rozzum 7134 é uma robô que “acorda” em uma ilha povoada apenas por animais. À procura de uma tarefa pra concluir, ela recebe a missão de criar um bebê ganso.

Se não fosse pelo estilo gráfico, daria pra dizer que Robô Selvagem é um filme da Pixar. A associação mais óbvia é com Wall-E, mas não é disso que eu tô falando. Pra mim, a semelhança tá na estrutura da história, que reúne personagens inanimados na vida real e explora, através deles, sentimentos muito humanos.

Contudo, essa fórmula não aparece até a metade do filme. Antes disso, Robô Selvagem deixa bem clara a sua originalidade. Pra começar, ele começa muito engraçado. Eu ri bastante nos primeiros minutos e me diverti do começo ao fim. O enredo prega algumas peças e faz parecer que tá indo por um caminho, quando na verdade quer falar de outra coisa. Em um desses destinos, há um arco meio batido de crescimento e pertencimento, mas essa é somente uma das engrenagens narrativas.

O trabalho gráfico de Robô Selvagem se assemelha a outra produção recente da DreamWorks, Gato de Botas 2: O Último Pedido. Visualmente, é uma animação belíssima, com cores vivas e paisagens deslumbrantes. A trilha sonora é outro ponto positivo e tá decidida a nos arrancar lágrimas aqui e ali.

Os personagens são maravilhosos. Roz é uma robô que a princípio não sabe se comportar de modo, digamos, não artificial. Astuto pode até ser meio irritante no começo, mas a gente eventualmente entende o porquê. Bico-Vivo completa o trio principal e carrega aquela velha lição sempre presente na ficção, sobretudo nas animações: nem sempre tamanho é sinônimo de grandeza.

A dublagem é muito bem feita e eu me surpreendi ao ver que muita gente famosa, como Lupita Nyong’o e Pedro Pascal, tá no elenco. Eu associei tanto o som das vozes aos seus respectivos personagens que nem parei pra pensar quem seriam os atores por trás. Se isso não é a definição de uma boa dublagem, não sei mais o que é.

Robô Selvagem é uma animação bonita de se olhar e emocionante de se ver. Embora entregue uma história com elementos familiares, compõe um resultado singular e acima da média.

Família tradicional da selva

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).