Animação, Curtinhas do Leleco, Filmes

CurtinhasdoLeleco #203 – Tá Chovendo Hambúrguer (2009)

tá chovendo hambúrguer

• Mais do que cabe no estômago

O sonhador cientista Flint Lockwood tem a ambição de criar algo que o faça ser reconhecido. Eis que ele desenvolve uma máquina capaz de fazer chover todos os tipos de comida que desejar.

É muito bom revisitar filmes que fizeram parte da nossa infância. Eu me lembrava de algumas coisas de Tá Chovendo Hambúrguer, como a cena no castelo de gelatina e a maneira como um dos personagens tenta beijar outra, mas a maior parte da história já tinha fugido da minha memória. Por isso, foi bem legal acompanhar a trama sem saber como ela iria acabar, apesar de não ser um enredo que foge demais das convenções da animação.

Tá Chovendo Hambúrguer tem um conceito bastante divertido, ainda mais se você for uma criança assistindo. Imagina morar em uma cidade em que caem batatas fritas e pizzas do céu, e que as casas são decoradas com montanhas de sorvete? O filme não esconde pra que rumo vai o conflito da história, e não há nada de errado nisso. É um roteiro honesto e que consolida a diversão da premissa na experiência como um todo.

Os personagens são bem marcantes, com os arquétipos do “cientista maluco”, da jornalista em busca de espaço, do pai caladão e do alívio cômico com trejeitos infantis. O longa reserva momentos engraçados e alguns até ligeiramente emocionantes na parte familiar. Ele poderia ter caminhado por uma estrada um pouquinho mais dramática, talvez até se assemelhando a Wall-E quanto aos efeitos da alimentação ruim, mas não é o intuito do projeto. Ainda assim, ele tece algumas críticas discretas a respeito da superprodução no ramo alimentício.

Por causa de um tema que jamais vai envelhecer, que é a comida, esta animação acaba sendo atemporal. O filme pode até se tornar cada vez mais esquecido com o passar dos anos, mas acredito que a pessoa que assistir em 2050 vai se divertir da mesma forma que aqueles que assistiram quando ele saiu em 2009.

Tá Chovendo Hambúrguer fez muito sucesso na época em que foi lançado, mas perdeu espaço com o tempo. Mesmo assim, é uma charmosa animação que se sustenta e é um pedido obrigatório sobretudo pra criançada.

Ela seria tranquilamente uma repórter do Mais Você

 

CURIOSIDADES

  • Neil Patrick Harris recebeu originalmente a oferta de interpretar o protagonista Flint Lockwood, mas o ator sentiu que seria muito mais interessante dublar o macaquinho Steve.
  • O endereço de e-mail de Flint é [email protected]. Durante a época de lançamento de Tá Chovendo Hambúrguer, o link Flinternet.com redirecionava para o site oficial do filme.
  • Bill Hader (a voz de Flint) e Bruce Campbell (a voz do prefeito) não se encontraram nenhuma vez durante a produção. Eles se conheceram somente em 12 de setembro de 2009, na estreia do filme.
  • O personagem de Earl seria um professor de ginástica que trabalhava ocasionalmente como policial. Sua profissão foi alterada somente para policial, mas o personagem seguiu com shorts de ginástica.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: Cloudy With a Chance of Meatballs
Duração: 1h30
País: EUA
Direção: Phil Lord, Christopher Miller
Elenco principal: Bill Hader, Anna Faris, Bruce Campbell, James Caan, Andy Samberg, Mr. T, Bobb’e J. Thompson, Benjamin Bratt

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).