Drama, Séries

The Walking Dead World Beyond: 2ª Temporada (2021)

the walking dead world beyond 2

• Ainda bem que acabou

Eu não sei por que eu me submeto a isso, sério. Tanta série boa por aí pra eu assistir. Tanta coisa interessante em minhas listas nas diferentes plataformas de streaming. Tanto conteúdo na boca do povo, que eu poderia aproveitar o hype pra comentar a respeito. Mas não, estou aqui hoje pra escrever sobre a 2ª temporada de The Walking Dead: World Beyond, uma das séries mais fracas que já vi. O único lado positivo é que ela chegou ao fim, então não precisarei passar por essa tortura novamente.

 

Sinopse

Hope reencontra seu pai e vislumbra como é a vida no lugar comandado pela República Cívica. Enquanto isso, do lado de fora, Iris, Felix e Will tentam dar um jeito de entrar na instalação, Elton e Percy buscam se reencontrar com os amigos e Silas precisa se adaptar a uma nova rotina.

Soldados góticos

Crítica

Objetivamente, a 2ª temporada de World Beyond é melhor do que a primeira, mas isso não significa muita coisa. Os diálogos e atuações seguem fracos e o roteiro é tão cheio de furos e inconsistências que é melhor fingir que a série não pertence ao universo de The Walking Dead. Dá pra eu citar pelo menos umas dez perguntas sem respostas plausíveis que surgem durante a trama, o que deixa a experiência ainda pior.

Assim como eu fiz na crítica da 1ª temporada, vamos começar pela parte boa. Por mais que eu tenha citado as atuações como fator negativo, preciso reconhecer que elas evoluíram na 2ª temporada. Antes eram deploráveis, agora variam entre ruins e medianas. A história também está um pouco mais centrada, os últimos episódios realmente me deixaram entretido, algumas cenas são bacanas (como a da bola esmagadora de zumbis) e temos novos personagens que enriquecem a série. Contudo, os defeitos se sobressaem – é muito – em relação às qualidades.

Assim como na 1ª temporada, a 2ª sabota momentos que poderiam ter sido ótimos. Vou dar mais detalhes nas Observações Spoilentas no final do texto, mas, dando um panorama mais genérico, World Beyond constrói micro tensões ao longo dos capítulos. Quando chega a hora de liberá-las, a série não dá nenhum destaque a elas e perde consecutivas oportunidades dramáticas. A relação entre Hope e Elton é onde eu mais senti essa falta de cuidado.

Quanto ao enredo, ele perde tempo demais não andando pra lugar algum e, quando precisa concluir os eventos, faz isso com pressa e sem inspiração, claramente deixando ganchos pra outras séries do universo e impedindo um desfecho melhor em World Beyond. E a República Cívica, que tinha tudo pra ser o bicho-papão do mundo de The Walking Dead, é bem mal trabalhada. E alguém aqui compra a ideia de que a Hope é uma garota genial capaz de derrotar o apocalipse? Pois é.

Não! Não Olhe! (2022)

Veredito

The Walking Dead: World Beyond não vai deixar saudades. A 2ª temporada é melhor do que a 1ª, e não serei injusto em afirmar que não há uma evolução considerável em alguns aspectos da série. Ainda assim, é muito pouco pra compensar a falta de lógica e a pobreza narrativa presentes na obra. Se eu me deparar com personagens desta série em outros spin-offs do universo, minha reação não vai ser de empolgação, apenas algo como “ah sim, é tal pessoa”.

Um dia comum na vida de um influenciador digital

 

+ Melhor personagem: Jadis
Ao contrário da 1ª temporada, achei o Felix muito apagado aqui. Até o seu namorado recém-introduzido na série, Will, tem mais espaço. Eu cheguei a cogitar inserir a Iris como a melhor porque ela parecia seguir por um caminho interessante no início da temporada, mas rapidamente voltou a me irritar. Huck também era uma opção viável, mas não gostei de como a sua história acabou. E, querendo ou não, a chegada de Jadis, ou Anne, foi o que tornou esta temporada minimamente atraente.

Prima distante da Milla Jovovich

+ Melhor episódio: S02E09 (“Death and the Dead”)
Acho que este foi o único episódio da série inteira que eu dei uma classificação de 4 estrelas no TV Time (em um total de 5). Todos os demais foram de 3 estrelas pra baixo, então não poderia ser outro nesta categoria.

Sessão de treinamento

+ Maior evolução: Elton Ortiz
Eu quase o elegi como o Pior Personagem na 1ª temporada. Por causa disso, acho que vale colocá-lo aqui porque ele não me irritou em nenhum momento e pareceu finalmente ser uma pessoa real, e não um personagem caricato de quadrinhos.

Brincando de esconde-esconde

+ Maior surpresa: Dennis Graham
O personagem não é brilhante, mas foi uma grata surpresa e deu um gás nos arcos secundários da temporada, que foram melhores do que o núcleo principal.

Lixão, parte 2

+ Maior decepção: Leo Bennett
Por tudo que foi construído, achei que Leo seria um cara muito mais “gostável”, mas eu pouco me importei com ele durante a temporada. Destaque negativo também pra Elizabeth Kublek, que não disse a que veio e a série até ficou melhor sem ela.

Felix estranhando o fato do Leo ser um personagem tão decepcionante

+ Mais subestimado: Silas Plaskett
Eu já havia gostado um pouco dele na 1ª temporada, e mantive a minha opinião na 2ª. É uma pena que a série não o tenha utilizado melhor.

Vish, Silascou kk

 

CURIOSIDADES

  • Todos os 10 episódios da 2ª temporada de The Walking Dead: World Beyond foram dirigidos por mulheres (quatro cineastas diferentes, no total). Na 1ª temporada, foram quatro homens e três mulheres.
  • Quatro atores foram promovidos de artistas recorrentes para o elenco principal na 2ª temporada: Joe Holt (Leo), Natalie Gold (Lyla), Jelani Alladin (Will) e Ted Sutherland (Percy).
  • O trailer da 2ª temporada confirmou, na época, que a personagem da série principal de The Walking Dead que apareceria no crossover com World Beyond seria Jadis, ou Anne.
  • Em janeiro de 2020, antes mesmo da estreia da 1ª temporada, o criador da série, Scott Gimple, já havia anunciado que seria produzida uma 2ª temporada e que ela encerraria a história.

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: The Walking Dead World Beyond
Duração: 10 episódios
País: EUA
Showrunner: Matthew Negrete
Direção: Loren Yaconelli, Aisha Tyler, Heather Cappiello, Lily Mariye
Elenco principal: Aliyah Royale, Alexa Mansour, Hal Cumpston, Nicolas Cantu, Nico Tortorella, Annet Mahendru, Joe Holt, Pollyanna McIntosh, ted Sutherland

 

>> Crítica da 1ª Temporada de The Walking Dead World Beyond

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: bateu aquela curiosidade de saber qual exatamente é a nota das temporadas, sem arredondamentos? Se sim, dá uma olhada aqui nesse link. Se não, pode dar uma olhada também: Gabarito do Leleco

Nota nº 4: pra saber sobre quais séries e temporadas eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco

Nota nº 5: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO A TEMPORADA INTEIRA. O AVISO ESTÁ DADO

 

  • Por que sabotam tanto a personagem da Hope, velho? O desenvolvimento dela como “gênia” é mal feito, o romance com o filho do Beale é supérfluo e os reencontros dela com o pai e com Elton foram água de chuchu. Com o pai, foi só um abracinho. Com o Elton, até teve um contato físico mais longo, só que nunca vimos uma conversa real deles sobre o que aconteceu com a mãe do Elton e também sobre o fato de que o moleque perdeu o BRAÇO por causa dela e ela nunca fez nada por ele.
  • A República Cívica não faz sentido. Uma década pra não ter tido nenhum progresso científico significativo sobre zumbis? E toda a República só tem uns 10 cientistas em uma única base, e nenhum backup? Cadê o plano de contingência?
  • Por que a Huck não matou a Jadis, depois de ter matado o tio do Percy a sangue frio? Se fossem amigas ou algo do tipo, pelo menos faria sentido. Além disso, o sacrifício da Huck foi a coisa mais idiota que eu já vi. Ok que ela destruiu o gás, mas não poderia ter levado alguns soldados no processo, especialmente a Jadis? E é uma pena que o Dennis tenha morrido pelas mãos do Silas, mas fez sentido narrativamente e achei legal que a série teve essa coragem.
  • Onde foi parar a roupa do Elton? Pô, era um dos melhores itens possíveis em um apocalipse zumbi e ele foi lá e deu pra namoradinha, que nunca mais usou.
  • Iris e Hope são as piores amigas do mundo, né? O Silas só se tornou importante pra elas quando ele poderia ser usado a favor do plano. Nunca deram o devido valor. E depois que o Elton perdeu o braço, a Iris já estava indo embora do lugar sem nem sequer se despedir e dar uma última olhada no amigo.
  • Uma história acontecendo na França e tendo relação com o Dr. Jenner, da 1ª temporada de The Walking Dead? Pode contar comigo! Só espero que eu não me arrependa amargamente.

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou da temporada. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).