Curtinhas do Leleco, Filmes, Suspense/Thriller

CurtinhasdoLeleco #225 – A Empregada (2025)

a empregada

• Bom demais pra ser verdade

Millie precisa de um emprego. Contra as próprias expectativas, ela é contratada pra ser a empregada de um casal rico e sua filha. Tudo parece bem, até que a patroa começa a demonstrar sinais de instabilidade emocional.

A Empregada poderia se chamar Gaslighting: O Filme. Pra quem não entendeu, “gaslighting” é um termo em inglês pra quando alguém é manipulado, através de distorções do ambiente em questão, a ponto da pessoa duvidar da própria sanidade. É isso o que acontece neste longa – mais ou menos no rumo de Plano de Voo, embora sejam situações bem diferentes. A todo momento, a protagonista é desacreditada, levando os outros a enxergarem-na como uma ameaça ou, no mínimo, uma funcionária incompetente. Isso faz com que, a princípio, as noções de heroísmo e vilania fiquem bem cristalinas.

Temos aqui um suspense que reserva reviravoltas. Nenhuma delas me pegou desprevenido, mas o roteiro sabe como desenvolvê-las e algumas surpresas me fizeram arregalar ligeiramente os olhos. É quase como se fosse uma versão menos impressionante de Garota Exemplar. Também é mais brega, e uma prova disso tá nas cenas “quentes”, em que a escolha de músicas deixa o filme parecendo Cinquenta Tons de Cinza ou algo do tipo.

No campo das atuações, Sydney Sweeney faz um bom trabalho, mas quem brilha mesmo é Amanda Seyfried. Ela faz a caracterização perfeita de Nina como uma pessoa odiável e rancorosa. Não é uma interpretação magistral, mas é tudo de que o filme precisa e, sem essa engrenagem, ele não funcionaria. Brandon Sklenar também faz o que seu papel exige. As atuações do trio principal ajudam a tornar a reta final bastante satisfatória de assistir.

A Empregada constrói uma situação que prende a atenção e faz com que a gente se importe com o que vai acontecer. A montagem poderia ter sido um pouco mais enxuta, pois a parte depois da reviravolta fica muito esticada. Mesmo assim, é um filme que me deixou fisgado e cumpriu o que prometia.

O braço do cara é maior do que a minha cabeça

 

FICHA TÉCNICA

Nome original: The Housemaid
Duração: 2h11
País: EUA
Direção: Paul Feig
Elenco principal: Sydney Sweeney, Amanda Seyfried, Brandon Sklenar, Indiana Elle, Michele Morrone, Elizabeth Perkins, Sarah Cooper, Ellen Tamaki

 

>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).