• E lá vamos nós de novo…
Faaaala, gente! Este ano foi uma loucura. Quando saíram os indicados ao Oscar de 2021, eu logo me empolguei e comecei aquela maratona maluca de pelo menos um filme por dia. As primeiras semanas foram incríveis, e acreditei piamente que meu desempenho seria perfeito. À medida que os dias foram passando, no entanto, o cansaço foi batendo e eu desanimei muito, talvez porque o nível de qualidade dos filmes desta temporada de premiações foi beeem menor do que no ano passado, por exemplo. Por isso, consegui ver menos obras do que em 2020, mas, como de praxe, estou aqui pra fazer as minhas apostas. Como é tradição aqui no blog, eu fiz meus palpites junto a dois amigos, Brenno Mitchell e Ricardo Gomes. No ano passado, eu ganhei. Em 2019, nós três ficamos empatados em primeiro lugar. Em 2018, foi o Ricardo quem venceu, e em 2017 foi o Brenno. Vamos ver se conseguimos desempatar o placar.
MELHOR FILME
Bela Vingança
Judas e o Messias Negro
Mank
Meu Pai
Minari
Nomadland – Eu, Brenno e Ricardo
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
Já adianto que a maioria dos palpites ficaram iguais, primeira vez que isso acontece. Para Melhor Filme, Nomadland é o favorito pois venceu a maioria das premiações.
MELHOR DIREÇÃO
Chloé Zhao (Nomadland) – Eu, Brenno e Ricardo
David Fincher (Mank)
Emerald Fennell (Bela Vingança)
Lee Isaac Chung (Minari)
Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada)
Qualquer coisa além disso vai ser pura loucura. Chloé Zhao deve se tornar a segunda diretora da história a ganhar a estatueta no Oscar.
MELHOR ATRIZ
Andra Day (Estados Unidos vs Billie Holiday)
Carey Mulligan (Bela Vingança) – Eu, Brenno e Ricardo
Frances McDormand (Nomadland)
Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
Viola Davis (A Voz Suprema do Blues)
Carey Mulligan não é pra quem eu daria a estatueta (talvez a Viola?), mas deve pesar o fato de a protagonista de Bela Vingança ter tido bastante originalidade.
MELHOR ATOR
Anthony Hopkins (Meu Pai)
Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) – Eu, Brenno e Ricardo
Gary Oldman (Mank)
Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Steven Yeun (Minari)
Pessoalmente, em um ano normal eu torceria pelo Hopkins, pra mim foi quem teve a atuação mais incrível. Porém, por toda a questão da morte de Chadwick, a homenagem póstuma precisa ir para ele. Além do mais, foi uma ótima interpretação.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Bela Vingança – Eu, Brenno e Ricardo
Judas e o Messias Negro
Minari
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
Eu achei o roteiro de Judas e o Messias Negro melhor, mas vou na aposta segura de Bela Vingança.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Borat: Fita de Cinema Seguinte
Meu Pai
Nomadland – Eu, Brenno e Ricardo
O Tigre Branco
Uma Noite em Miami
A tendência é que o Melhor Filme também vença Melhor Roteiro, e é nisso que estou acreditando. Contudo, Meu Pai pode surpreender.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amanda Seyfried (Mank)
Glenn Close (Era Uma Vez Um Sonho)
Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Olivia Colman (Meu Pai)
Yuh-Jung Youn (Minari) – Eu, Brenno e Ricardo
Se eu fosse um votante da Academia, escolheria Maria Bakalova disparadamente. Entretanto, Yuh-Jung Youn é a mais cotada para ganhar.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) – Eu, Brenno e Ricardo
Lakeith Stanfield (Judas e o Messias Negro)
Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami)
Paul Raci (O Som do Silêncio)
Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Sem chances para qualquer outro competidor.
MELHOR FOTOGRAFIA
Judas e o Messias Negro
Mank
Nomadland – Eu, Brenno e Ricardo
Os 7 de Chicago
Relatos do Mundo
Nenhuma foi particularmente impressionante, mas Nomadland foi provavelmente a mais superior.
MELHOR EDIÇÃO
Bela Vingança
Meu Pai – Eu
Nomadland
Os 7 de Chicago – Ricardo
O Som do Silêncio – Brenno
A primeira e única categoria em que nós três apresentamos divergências. O Som do Silêncio e Os 7 de Chicago podem até ser favoritos, mas se ganharem vou ficar bem frustrado, e não apenas porque eu erraria aqui. A montagem de Meu Pai é impecável, e espero que a Academia reconheça isso.
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Collective (Romênia)
Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca) – Eu, Brenno e Ricardo
O Homem que Vendeu Sua Pele (Tunísia)
Quo vadis, Aida? (Bósnia)
Shao Nian de Ni (Hong Kong)
Druk leva esta facilmente. Próximo.
MELHOR ANIMAÇÃO
A Caminho da Lua
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca
Soul – Eu, Brenno e Ricardo
Wolfwalkers
A categoria mais fácil deste Oscar. Tem nem graça.
MELHOR TRILHA SONORA
Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul – Eu, Brenno e Ricardo
Esta aqui também é barbada, apesar de eu ter gostado muito da trilha de Minari.
MELHOR SOM
Greyhound: Na Mira do Inimigo
Mank
O Som do Silêncio – Eu, Brenno e Ricardo
Relatos do Mundo
Soul
Se ainda houvesse divisão entre edição e mixagem de som no Oscar, as coisas seriam mais difíceis. Como estão unificadas, acho que não tem pra ninguém.
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Amor e Monstros
Mulan
O Céu da Meia-Noite
O Grande Ivan
Tenet – Eu, Brenno e Ricardo
Fala sério, esta aqui é meio óbvia, né?
MELHOR FIGURINO
A Voz Suprema do Blues – Eu, Brenno e Ricardo
Emma
Mank
Mulan
Pinóquio
Ouvi falar que Emma pode surpreender, mas vou arriscar em um filme bem mais “Oscar bait”.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Voz Suprema do Blues
Mank – Eu, Brenno e Ricardo
Meu Pai
Relatos do Mundo
Tenet
A reconstituição da época é provavelmente a única coisa realmente ótima em Mank, e acredito que deve ser a sua única vitória na noite.
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
A Voz Suprema do Blues – Eu, Brenno e Ricardo
Emma
Era Uma Vez Um Sonho
Mank
Pinóquio
O Oscar adora dar este prêmio para o tipo de filme que A Voz Suprema do Blues é.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Fight For You (Judas e o Messias Negro)
Hear My Voice (Os 7 de Chicago)
Husa’vik (Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars)
Io sì (Rosa e Momo)
Speak Now (Uma Noite em Miami) – Eu, Brenno e Ricardo
Nenhuma foi extremamente marcante, mas aposto na canção do subestimado Uma Noite em Miami.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Collective
Crip Camp
Professor Polvo – Eu e Brenno
The Mole Agent
Time – Ricardo
A única outra categoria em que houve divergência. Ainda que tenha um tema pra lá de relevante, Time pra mim é um documentário bem fraquinho no sentido cinematográfico. Professor Polvo, por outro lado, é de encher os olhos e a mente.
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
A Concerto is a Conversation
Collete
Do Not Split
Hunger Ward
Uma Canção Para Latasha – Eu, Brenno e Ricardo
Eu não curti tanto o formato de Uma Canção Para Latasha, mas é o documentário em curta com mais peso no Oscar, sem dúvidas.
MELHOR CURTA-METRAGEM
Feeling Through
The Letter Room
The Present
Two Distant Strangers – Eu, Brenno e Ricardo
White Eye
Um curta fazendo alusão ao assassinato de George Floyd e a Academia tentando provar que não é racista? É claro que Two Distant Strangers vai ganhar.
MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO
Burrow
Genius Loci
Opera
Se Algo Acontecer… Te Amo – Eu, Brenno e Ricardo
Yes-People
O mais bonito deles. Acho que é uma aposta segura também.
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Filmes que eu não consegui assistir a tempo da cerimônia, mas que vou conferir na posteridade: Nomadland, Collective, Emma, Era Uma Vez Um Sonho, Mulan, Pinóquio, Tenet, A Caminho da Lua, Crip Camp, Destacamento Blood, Dois Irmãos, Estados Unidos vs Billie Holiday, Greyhound, Hunger Ward, O Homem que Vendeu Sua Pele, O Grande Ivan, Opera, Quo vadis, Aida?, Rosa e Momo, Shao Nian de Ni, The Present, White Eye, Wolfwalkers e Yes-People. Consegui 32 de 56. Não é tanto quanto eu gostaria, especialmente porque comecei com uma maratona gigantesca. Infelizmente, fui desanimando um pouco e acabei com um desempenho abaixo da média. No ano passado, por exemplo, eu consegui ver 43 de 53. Quem sabe no Oscar que vem eu melhore!
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou dos filmes indicados. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?