• 24 horas de velocidade
O montador de carros Carroll Shelby recebe uma proposta da Ford pra desenvolver um veículo capaz de vencer as 24 Horas de Le Mans. Pra isso, ele procura a ajuda de Ken Miles, um piloto talentoso e problemático.
Enquanto jogava Gran Turismo 7, me deu vontade de assistir a algum filme de corrida. Até pensei em rever Gran Turismo: De Jogador a Corredor, o que faria bastante sentido, mas acabei optando por Ford vs. Ferrari, que eu havia visto pela 1ª vez lá em 2020, por causa do Oscar. E cara, é uma baita produção – tanto é que foi indicada a Melhor Filme, em uma temporada estrelada, e venceu Melhor Montagem e Melhor Edição de Som.
Neste ano, F1: O Filme tá concorrendo na categoria de Melhor Filme no Oscar. É possível observar que o longa bebeu da fonte de Ford vs. Ferrari. Assim como em toda obra de corrida – Velozes e Furiosos que o diga -, temos um piloto contemplando a tranquilidade de dirigir em uma pista em alta velocidade, montagens frenéticas e dramas pessoais misturados com o esporte.
Pra quem gosta de corrida, Ford vs. Ferrari é um prato cheio. Pra quem se interessa pela história do automobilismo, fica ainda melhor. Mas, apesar de trabalhar um tema nichado, tá longe de ser um filme restritivo. Embora seja sobre carros e adrenalina, o roteiro abraça temas como companheirismo e espírito de equipe, além de fugir de armadilhas de heróis contra vilões. O texto critica fortemente a noção estadunidense de que o dinheiro compra tudo. Nem Ford, nem Ferrari: não há mocinhos aqui.
O elenco principal é ótimo. Matt Damon e Christian Bale brilham e se complementam em cena, e gostei muito dos trabalhos secundários. Tracy Letts interpreta um magnata poderoso, mas estranhamente frágil; Josh Lucas vive um mauricinho ambicioso; e Jon Bernthal, embora não esteja em seu melhor papel, representa bem um funcionário que parece ter a cabeça no lugar, mas é forçado a tomar decisões desagradáveis.
Ford vs. Ferrari é um filme sobre corridas e disputas pelo topo do pódio, só que é mais do que isso. É sobre resistência, amizade, pretensão e injustiça, em meio a um belo espetáculo audiovisual.

FICHA TÉCNICA
Nome original: Ford v Ferrari
Duração: 2h32
País: EUA
Direção: James Mangold
Elenco principal: Matt Damon, Christian Bale, Tracy Letts, Josh Lucas, Caitríona Balfe, Noah Jupe, Jon Bernthal, Ray McKinnon, Remo Girone
>> Clique aqui para conferir todos os filmes avaliados nas Curtinhas do Leleco
Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?