• O bom e velho humor britânico
Wallace cria um gnomo de jardim com habilidades fantásticas, mas que são usadas contra o inventor após um plano mirabolante do ladrão Feathers McGraw. Caberá ao cachorro Gromit encontrar um jeito de resolver a situação.
Eu não sou muito familiarizado com as aventuras de Wallace & Gromit. Eu conhecia o visual dos dois personagens, mas não tinha visto nada deles. Dei uma pesquisada e descobri que a franquia tem outros quatro curtas e um longa-metragem além de Avengança. Pelo que esse último faz, é possivel que eu dê uma chance aos demais no futuro.
Wallace & Gromit: Avengança tem uma animação em stopmotion muito bem feita. Essa técnica é sempre capaz de gerar coisas boas, e aqui não é diferente. Os visuais chamam a atenção, mas o que eu mais gostei foi o bom e velho humor britânico, que eu particularmente acho bastante engraçado (talvez seja por isso que gosto tanto de Doctor Who). Os frequentes trocadilhos e absurdos intencionais da história tinham tudo pra me fazer apaixonar pelo filme, e de certa forma me conquistaram.
Contudo, apesar dos diversos méritos, a trama é simples até demais. A partir do momento em que o enredo se posicionou no primeiro ato, dava pra saber exatamente o que aconteceria dali pra frente. Não há espaço pra nenhuma surpresa ou reviravolta, e eu fiquei com um constante sentimento de já-vi-isso-antes. Eu sei que nem todo filme precisa ter uma história original, mas acho que esse foi o elemento que ficou faltando nesta bela animação.
Os personagens de Avengança são quase todos legais, com destaque pro Gromit e também pro vilão Feathers McGraw, que eu achei hilário. No entanto, eu achei alguns meio chatinhos, como os dois policiais, e o Wallace me incomodou em cenas pontuais – mas nem levarei isso tanto em consideração porque ele é construído exatamente com esse intuito.
Wallace & Gromit: Avengança é espirituoso e realmente engraçado quando assim deseja ser, mas poderia ter sido beneficiado com uma maior originalidade narrativa e utilizado os clichês a seu favor, em vez de ser parcialmente engolido por alguns deles.

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco
Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco
Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes
Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco
Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?