Filmes Solo, Quadros

X-Men: Apocalypse (2016)

• Fim do mundo

 

Para os que acompanham os posts daqui do blog (provavelmente só minha mãe) e do Instagram, já é a terceira vez que avalio um filme de super-heróis e a terceira vez que dou a mesma nota. Pode ser que vocês estejam pensando que eu acho tudo a mesma coisa, ou então que não quero puxar saco pra nenhum lado, mas juro que não é isto. Em BvS eu não dei nota máxima porque metade do filme é só conversa, em Guerra Civil eu não dei 5 Lelecos por causa do vilão e pelo fato do filme não ter me empolgado tanto quanto eu pensei que empolgaria, e aqui em X-Men: Apocalypse vou explicar direitinho o porquê da minha nota ser 4,5.
Só pra deixar claro, não vou ficar aqui comparando com os quadrinhos, até porque nunca li, então vou fazer a crítica baseado no universo cinematográfico – o filme é surpreendentemente foda. Nunca tive muito interesse nos X-Men, acho que foi porque eu ficava meio desconfiado e confuso com essa linda cronologia da franquia, e por isso nunca dei muita bola. Uns amigos meus me chamaram pra ver este novo no cinema mas falaram para assistir antes o X-Men: Primeira Classe e o X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que aí eu entenderia de boa a história, pelo fato da linha do tempo ter sido reescrita e blá blá blá.
Então fui ao cinema. Entrei antes de começar (o que ultimamente vem sendo um milagre) e me ajeitei pra ver qual era a desse X-Men. O início é bem interessante, mostrando a origem do vilão e tal, com boas cenas de ação. A apresentação de alguns personagens é bem-feita, como a do Noturno, e eles são bem inseridos na trama. O ritmo do filme é legal de se acompanhar e embora muita gente tenha falado isso, não achei que teve muita enrolação. A Jennifer Lawrence Mística realmente tem hora que fica parecendo a estrelinha, o que incomoda um pouco, mas não ao ponto de afetar a diversão.
A cena do Mercúrio™ é fodasticamente fodendo foda. Ao som de Sweet Dreams, eu juro que fiquei de boca aberta durante a cena inteira e deu vontade de aplaudir no meio do cinema (tipo aqueles fanboys nas pré-estreias) mas consegui me segurar; a parte do Wolverine também é digna de nota, principalmente por envolver sangue, algo que a Fox não costuma fazer muito; Jean Grey, Ciclope, Anjo, Psylocke e o Noturno estão muito bem, alguns tendo mais destaque e outros menos; E o Magneto continua sendo muito bem interpretado, assim como o Professor Xavier.

All the other kids with the pumped up kicks...
Corre, Berg!

Agora, o vilão. En Sabah Nur, ou Apocalipse, é muito bem construído. Ele consegue botar medo desde o começo e a sensação de poder nele dá até pra sentir, ainda mais com a atuação ótima do Jason Isaacs. Maaaaas eu achei a batalha final meio apressada, um ponto negativo do longa. Se o arco tivesse sido dividido em dois filmes (mesmo eu não curtindo muito essa fórmula que já tá ficando chata) o resultado final poderia ter sido bem melhor.

Então é isso. Valeu pela trama, pelas atuações e pelas cenas marcantes, mas principalmente pela surpresa. Um filme que tava sendo meio subestimado por todos acabou ficando pra mim, entre os melhores do ano, batendo de frente com os queridinhos da DC e da Marvel.

 

~ OBSERVAÇÕES SPOILENTAS: NÃO LEIA A NÃO SER QUE JÁ TENHA VISTO O FILME. O AVISO ESTÁ DADO ~

 

  • Sério, o Apocalipse ser derrotado tão facilmente daquele jeito foi meio broxante. Eu sei que era a Fênix e tal, mas mesmo assim esperava mais.
  • Wolverine tava muito louco matando geral. Minhas esperanças em Old Logan foram renovadas.
  • Não consigo gostar do Ciclope. Ele é foda e tal, mas que cara chato, mano.
  • No momento que a abelha parou e Sweet Dreams começou a tocar, meu coração acho que acelerou na velocidade do Mercúrio.
  • Magneto não se decide né, pqp. Mas que vacilo a forma como a família dele morreu, chorei achei bem triste.
  • A morte do Destrutor foi tensa também :/
  • Professor Xavier s2 Moira MacTaggert.
  • Mas mesmo assim, que coincidência a Moira estar lá naquele lugar no momento exato do “renascimento” do Apocalipse, né.
  • Jean Grey Stark rainha de tudo.

 

~ FIM DAS OBSERVAÇÕES SPOILENTAS. A PARTIR DAQUI PODE FICAR DE BOA SE VOCÊ AINDA NÃO VIU ~

 

+ Melhor personagem: Apocalipse
Apesar do final apressado e da aparência inicialmente bastante criticada, a construção do personagem realmente foi muito boa e o vilão botou bastante medo.

Fazendo a egípcia
Fazendo a egípcia

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).