Curtinhas do Leleco, Romance

CurtinhasdoLeleco #97 – Orgulho e Preconceito (2005)

orgulho e preconceito

• Contratos sociais

Depois de muito tempo ensaiando ver esse filme, finalmente dei play depois da minha namorada ler o livro escrito por Jane Austen. Eu não tinha nenhuma ideia sobre que a história se tratava, mas embarquei de mente aberta neste romance.

Na Inglaterra do final do século XVIII, Elizabeth Bennet vive a pressão de se casar e ajudar a sustentar a família. Sem conseguir encontrar um parceiro que a agrade, ela se envolve em um relacionamento de muitas camadas com um reservado homem chamado Darcy.

Eu gosto de filmes de época, e gosto também de romances. Por isso, era bem provável que Orgulho e Preconceito caísse nas minhas graças com facilidade. O que eu não esperava era um filme engraçado, com personagens muito bem construídos além do potencial casal principal.

O elenco tem nomes bem conhecidos da indústria. Keira Knightley, Donald Sutherland, Carey Mulligan, Rosamund Pike, Jena Malone… alguns com mais espaço, outros com menos. Ainda assim, todos eles possuem personalidades bem delineadas, o que ajuda a gente a mergulhar naquele cenário.

A atuação de Matthew Macfadyen me deixou um pouco com o pé atrás. Minha namorada, que leu o livro, achou a interpretação dele muito parecida com a descrição da obra. Como eu tenho apenas o filme como referência, não consegui ser captado pela falta de expressividade que sim, faz parte do personagem, mas soou distante até demais de mim, como espectador. Dá pra entender?

Independente disso, Orgulho e Preconceito constrói uma boa tensão romântica no posto de protagonismo, e é capaz de ser muito mais do que uma “simples” história de amor. É a representação do cotidiano de uma família, sofrendo em meio a valores tradicionais da sociedade. Até por isso, assuntos como independência feminina estão mais do que presentes. E não tem jeito, temáticas de pai e filha sempre me pegam, e não é diferente aqui.

Orgulho e Preconceito é um filme bonito que, mesmo duas décadas após o seu lançamento, continua impactante. É carismático e aconchegante, e possui um dos desfechos mais amáveis do gênero.

Presidente Snow antes da Panem moderna

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).