Crime, Curtinhas do Leleco

CurtinhasdoLeleco #101 – Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)

bling ring

• Roubos deslumbrados

É muito louco quando a gente começa a assistir tanto filme que passa a identificar quais diretores agradam e desagradam ao nosso gosto pessoal. Eu, por exemplo, percebi que tenho algumas ressalvas quanto aos trabalhos de Robert Eggers. E agora descobri que o mesmo vale pra Sofia Coppola.

Um grupo de jovens um tanto quanto delinquentes tem uma ideia simples e, de certa forma, genial. Quando percebem que vários famosos de Hollywood deixam suas casas destrancadas, eles passam a invadir as residências a fim de roubar os pertences alheios. Porém, não demora muito até que os roubos ganhem notoriedade.

Havia muitos jeitos de conduzir uma trama dessas. Dava pra pegar um viés mais cômico, dramático ou até mesmo policial. Ao contar a história pelo ponto de vista dos criminosos, Bling Ring tenta fazer com que a gente sinta uma certa empatia pelos personagens, apostando no carisma dos atores.

Pra mim, a estratégia não deu muito certo. Eu adoro o conceito de pessoas comuns roubando indivíduos tão ricos que sequer perceberiam se alguns itens fossem furtados. Seria muito fácil eu me identificar com esses personagens, se eles não fossem tão… chatinhos. Em alguns fragmentos, eu me vi torcendo mais pelos policiais do que pelos ladrões.

Talvez a ideia do filme não era humanizar os ladrões, e sim mostrar o deslumbre da ideia de roubar famosos. Se esse foi o caso, até entendo a abordagem. Na minha opinião, poderia ter funcionado de boa se as cenas não se repetissem tanto. O longa “perde” quase uma hora mostrando os múltiplos roubos, que possuem pouca ou nenhuma diferenciação entre si.

Quando eu estava começando a me cansar, o filme adotou um novo ângulo: a reação dos jovens frente às acusações de roubo. Pra mim, essa é disparada a melhor parte da obra, mas ganha pouco tempo de tela e deixa aquele sentimento de potencial não aproveitado.

Bling Ring conta uma história inacreditavelmente real, mostrando o quão descoladas da realidade são as vidas das celebridades. O filme poderia ter sido um pouco mais criativo em sua narrativa, mas tem seus momentos.

É, deu ruim, Hermione

 

Nota: caso eu tenha usado algum termo desconhecido para vocês, meus queridos e queridas leitoras, não hesitem em acessar esse post aqui, ó: Glossário do Leleco

Nota nº 2: quer conhecer melhor a história do blog e os critérios utilizados? Seus problemas acabaram!! É fácil, só acessar esse link: Wiki do Leleco

Nota nº 3: pra saber sobre quais filmes eu já fiz críticas no blog, é só clicar aqui: Guia do Leleco: Filmes

Nota nº 4: sabia que eu agora tenho um canal no YouTube? Não? Então corre lá pra ver, uai: Pitacos do Leleco

 

Ei, você! Tudo joia? Pois é, eu também tô bem. E já que agora temos intimidade, comenta aí o que cê achou do filme. Opiniões são sempre bem-vindas, e é importante lembrar que nos comentários spoilers estão liberados. Se você não quiser vê-los, corre logo pra assistir e depois volte aqui, beleza?

Publicado por Luiz Felipe Mendes

Fundador do blog Pitacos do Leleco e referência internacional no mundo do entretenimento (com alguns poucos exageros, é claro).